http://hotmart.net.br/show.html?a=M2474840L

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

MOON GARDEN (Hoi An) - culinária vietnamita


         Moon Garden é uma típica vila vietnamita, localizada na cidade de Hoi An, onde pudemos aprender um pouquinho da culinária vietnamita. Uma comida deliciosa e pouco condimentada. Primeiro fomos visitar o vilarejo muito antigo.Visitamos um pequeno comércio local, onde havia venda de carne, legumes, frutas, peixes vivo, tofu etc. Havia duas senhoras limpando gafanhotinhos de arrozais. A princípio dá um pouco de nojo, mas se você pensar que o gafanhoto come folhas de arrozais, o bicho da seda come folhas de amoreira, fica mais fácil de aceitar. Passamos por arrozais e velhas construções, sob um calor muito forte e úmido. O corpo todo fica molhado de suor. Chegando no local da culinária, recebemos uma toalhinha molhada e geladinha para limpar o rosto. Simplesmente, maravilhoso e refrescante. O chef nos aguardava com uma mesa muito comprida, cheia de tábuas de madeira, facas, tomates, folhas verdes etc.Fizemos um enroladinho de carne de porco em papel de arroz. Charutinho de carne numa folha verde que desconheço, mas muito saborosa. Os pratos foram enfeitados com rosa de tomate e gafanhotinho de pepino. Após o almoço delicioso, recebemos uma massagem nas mãos e braços, com vários tipos de ervas na água quente. Depois trouxeram um tacho de água quente com ervas para relaxar os pés, saboreando uma sobremesa gelada de doce de feijão com açúcar e coco.  Na antiguidade, não se podia mostrar o corpo, então a massagem terapêutica era somente nos membros. Usam muito a medicina oriental a base de ervas. Não vi farmácias com remédios alopáticos. A expectativa de vida aqui é de 80 anos.

O comércio na aldeia é assim. As pessoas trazem as suas colheitas para vender. Um pouco de cada legumes e hortaliças.

Eu acho interessante o modo delas trabalharem, sentadas num pedaço de madeira tão baixinho. Quando fomos jantar num restaurante típico, onde tínhamos que sentar no chão, foi um desastre. Muito difícil ficar sentada no chão por muito tempo. As pernas começam a formigar.

Venda de carne de porco  ao ar livre.

Gafanhotinhos  limpos na tigela menor. Elas tiram as asinhas e as perninhas.

Depois de frito, temperado com sal e bastante salsinha, fica uma delicia.

As vendedoras batendo um papo, descansando.

Saímos caminhando pelo vilarejo, sob um sol torturante. Passamos por arrozais, pomares e muitas casinhas antigas.



Chegando na casa onde dão aula de culinária vietnamita. No jardim havia uma grande quantidade desses potes de barro.

Há um altar onde fazem oferendas.

O  grande salão onde fomos recebidos com uma toalhinha molhada e gelada, para limpar o suor do  rosto e das mãos. Depois, um chá gelado e refrescante.

A mesa preparada com os ingredientes e o chef de cozinha ao fundo.

Uma tábua e faca para cortar os tomates em forma de rosa e pepinos em forma de gafanhoto, para enfeitar o prato.

Depois enrolamos o recheio de carne de porco na folha de arroz (receita no final da postagem)

Dessa forma.

Os enroladinhos fritos deliciosos.

Tirinhas de abacaxi, cenoura, pepino e folhas de hortelã para rechear as folhas de papel de arroz e comer com um molhinho. Saboroso, crocante e diferente.

Os verdinhos, são charutinhos de carne enrolados numa folha que diz ser típica do Vietnã.

Sobremesa gelada de doce de feijão, açúcar e coco. Muito bom.

Terminado o almoço, recebemos massagem terapêutica nas mãos e braços dentro dessa bacia com água quente e muitas ervas aromáticas.

A massagem é muito boa. Depois recebemos um tacho com água quente e ervas para mergulhar os pés. Era tudo que eu precisava depois de tanto caminhar.
Que povo maravilhoso!!! simples, simpáticos e trabalhadores.
Enroladinho de carne de porco em folha de papel de arroz:
carne de porco moída, cogumelos tipo shitake cortadinhos, cenoura ralada, bastante salsinha e cebolinha, cebola cortadinha, sal e pimenta. Misturar bem e enrolar nessa folha que dizem vender no bairro da Liberdade. Fritar em óleo bem quente. Fantástico!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário