Santos é uma cidade tão perto de São Paulo e cheia de pontos turísticos para serem visitados, mas não me chamava a atenção. Decidi fazer um city tour na cidade e descobri alguns lugares interessantes e cheio de histórias. Subir o Monte Serrat foi o primeiro ponto de parada. O acesso pode ser feito pela escadaria de 402 degraus, com 14 paradas que representam a Via Sacra, ou por bondinho que é puxado por um cabo de aço (sistema funicular). Subimos de bondinho (R$25,00) que sai de 20 em 20 minutos. Esse bondinho data de 1927 e serviu para transportar as pessoas para o Salão de Festas e para o Restaurante da S/A Elevador Monte Serrat. Em 1934 abrigou o Cassino Monte Serrat onde se apresentaram Carmem Miranda, Francisco Alves, Silvio Caldas e outros. Mas as atividades foram encerradas devido a proibição do jogo pelo presidente Dutra, em 1946. Hoje o local é alugado para eventos sociais.
No Monte Serrat há uma capela muito linda que abriga a Santa Padroeira da cidade de Santos, Nossa Senhora de Monte Serrat. A construção começou em 1598 e foi concluida em 1603. Dizem que em 1614, a vila foi invadida pelos corsários holandeses. A população assustada subiu o morro e todos rezaram para a Santa pedindo proteção. Os piratas foram soterrados por terra e pedras que desceram montanha abaixo. Esse milagre foi atribuído à Nossa Senhora de Monte Serrat. Essa santa é a padroeira de Barcelona de onde se originou. No ano de 546, uma imagem de Nossa Senhora foi encontrada em uma gruta localizada numa cadeia de montanhas que tinha o aspecto dos dentes de uma serra, daí o nome da santa.
I
Aqui também ocorre o maior evento de downhill urbano do Brasil, a Descida das escadarias de Monte Serrat pelas bikes radicais, em alta velocidade (altura equivalente a um prédio de 56 andares).
Clique na postagem mais recente para ver a 2ª parada no Palacio Saturnino de Brito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário