Araxá é um município mineiro localizado entre o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba. Está distante de São Paulo 565km. Nesta região viviam os índios araxás, os quais foram exterminados em 1766 pela expedição de Inácio Correia Pamplona, sendo anexada a Capitania de Goiás. Graças ao movimento dos moradores da região, voltou a jurisdição de Minas Gerais em 1816.
Segundo o livro de biografia escrito por Agripa Vasconcelos, Ana Jacinta de São José, conhecida por Dona Beja, viveu a maior parte de sua vida em Araxá e tem seu nome vinculado aos principais acontecimentos, na primeira metade do século XIX. Ela nasceu na cidade de Formiga em 1800, numa família de classe média. Mudaram para a cidade de Araxá, ela aos 5 anos, a mãe e o avô. Filha de mãe solteira, ficou órfã muito cedo e foi criada pelo avô até se tornar uma bela moça. Conheceu e se apaixonou por Antonio Sampaio, filho de fazendeiros ricos. Entretanto, aos 15 anos encantou o ouvidor do rei de Portugal, Joaquim Inácio Silveira da Mota, num baile em sua honra. No dia seguinte, manda os seus capangas assassinarem o avô da menina. A jovem foi raptada e levada para Paracatu, onde viveu por dois anos. Voltou muito rica para a cidade de Araxá, onde mandou construir um palácio e uma chácara onde viveu com muito luxo, presentes e rodeada por homens ricos e importantes na política. Ela incomodava todas as mulheres pela sua beleza e provocação. Era uma prostituta de luxo que recebia vários homens na Chácara Jatobá, e escolhia um para dormir em seu quarto. Ela era admirada não só pela beleza, mas também pela inteligencia, apesar de analfabeta. Reata com sua antiga paixão, Antonio Sampaio, apesar de homem casado, e após alguns anos dispensa-o. Enraivecido, Antonio Sampaio manda os seus capangas espancá-la e ela manda matá-lo. Ela teve duas filhas Teresa e Joana, quais casaram cedo com homens ricos. Após 25 anos nessa vida de luxúria, vende tudo em Araxá e vai morar em outra cidade próximo da filha Joana e seus netos, praticamente no anonimato. Beja morreu de velhice aos 73 anos. Durante todos esses anos ela incomodou muito aos moradores da cidade, mas também ajudou muito os pobres.
Baseado no livro, a cidade de Araxá foi cenário da novela Dona Beja e hoje atrai muitos turistas pelas águas terapêuticas, banhos de lama, sabonetes de lama, artesanatos e principalmente os lugares onde viveu Dona Beja.
Hotel Ouro Minas localizado numa grande área verde, construído em 1944 pelo então presidente Getúlio Vargas, em plena guerra mundial. O hotel é muito suntuoso, lustres imensos em salões maravilhosos e,
além do banho com águas sulfurosas é possível também tomar banho de lama, banho de ervas, massagens e
deitadas nas longchairs, ao som da musica cantada pela soprano que fica sentada no centro da mandala.
bem no centro da mandala há uma peça de cobre enterrada a 30 metros de profundidade, formando um longo fio terra. Quando ficamos no centro, em pé, de olhos fechados, após alguns minutos o nosso corpo começa a se movimentar feito um pêndulo. Uma sensação muito estranha e dá muita tontura.
Não é preciso estar hospedado neste hotel para frequentar as Termas de Araxá e visitar a região.
Precioso artículo
ResponderExcluirMuito bom teu blog para divulgação da cultura local de Araxá. Parabéns
ResponderExcluir