http://hotmart.net.br/show.html?a=M2474840L

quinta-feira, 1 de maio de 2014

TRILHA DA PEDRA SANTA - Floresta Nacional de Ipanema (Iperó- SP)

                                              Trilha da Pedra Santa

   No sábado, 26 de abril, fizemos a trilha da Pedra Santa com o departamento de turismo da APCD.
Estávamos em 27 pessoas, sendo 13 com mais de 60 anos de idade. Essa trilha é de 5.753 metros, com duração de 3 horas, considerada de nível médio, uma vez que no terço final há uma escalaminhada, ou seja subidas com cordas. Fiquei impressionada com o desempenho de todos, sendo que  havia no grupo um garoto de 81 anos, uma garota de 77 e outra de 72 anos. Isto prova que quem limita mesmo é o cérebro.
 Essa trilha está localizada na Floresta Nacional de Ipanema, na cidade de Iperó, distante 125 km de S.Paulo. O colonizador Afonso Sardinha chegou a essa região em 1589 a procura de escravos(índios), ouro e prata. Mas, o que mais encontrou mesmo foi o minério de ferro. Nessa região, D.João VI, em 1810, mandou construir a primeira fábrica de ferro do Brasil. Há três trilhas a fazer no local: trilha da pedra santa, trilha do Afonso Sardinha e a trilha Histórica. Realizamos apenas a primeira, devido a falta de tempo.

Saindo do centro de visitantes,  o caminho é bem tranquilo.

a subida é suave, mas um bastão de caminhada sempre ajuda.

paredão de pedra...

Aqui é a gruta onde viveu o monge italiano Giovani Augustine ajudando o povo e os escravos. Ele se alimentava de frutas silvestres e dos alimentos que  o povo lhe trazia. Ele foi expulso da fábrica porque os administradores da fábrica eram protestantes. Segundo pesquisadores, esse eremita esteve também no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Parece que em Santa Catarina ele deixou seguidores os quais se envolveram na Guerra do Contestado. Até há pouco tempo não se sabia do seu paradeiro, mas há evidencias que ele morreu e está enterrado no Novo México, Estados Unidos.





um breve descanso para lanchar e conversar a respeito....

Um cheiro muito forte de alho era exalado pelo tronco dessa árvore, denominado Pau d'alho.
o trecho seguinte era mais difícil, tivemos que subir o paredão auxiliado por cordas.










neste primeiro mirante há essa cruz que foi a segunda fundição da fábrica de ferro.

chegando ao mausoléu do Visconde de Porto Seguro, o primeiro historiador do Brasil. Seu nome era Francisco Adolfo Varnhagen, nascido aqui em Ipanema.  Apesar de ter ele mesmo escolhido este local para ser sepultado, não teve o seu pedido atendido: está sepultado em Sorocaba.
do alto do mirante podemos ver a cidade de Sorocaba, Iperó, Capela do Alto.

A turminha poderosa.




amora silvestre.



um fruto que desconheço o nome

Quem quiser fazer a trilha é só chegar no parque, que está aberto de terça aos domingos, das 8 as 17 horas. É necessário contratar o guia ambiental. Cobra-se taxa de visitação de R$ 6,50 e o guia custa R$ 50,00.
As visitas podem ser agendadas pelo fone 0¨ 15 -3266 9099.




Nenhum comentário:

Postar um comentário