TREM DAS ÁGUAS
Um passeio bem interessante para quem vai ao Circuito das Águas no sul de Minas é o passeio de Maria Fumaça. O Trem das Águas como é conhecido faz o percurso de São Lourenço à Soledade de Minas (ida e volta).
Esse trecho faz parte da Estrada de Ferro Minas Rio, inaugurada em 1884. Apresentava 170 km de extensão, saía da cidade de Cruzeiro e ia até Três Corações do Rio Verde.
O trem inaugural era composto por sete carros. O Imperador D.Pedro II ocupou o carro de número 7. O trem percorreu 135 km em 2 h 45', numa velocidade de 52 km/h. Uma maravilha para a época.
Dos 170 km iniciais, hoje estão em uso apenas 20 km. Do km 24 ao 34 pelo trem da Serra da Mantiqueira e do km 80 ao 90 pelo Trem das Águas.
A estação ferroviária atual de São Lourenço, data de 1925. Construída no estilo inglês, com azulejos trazidos do Reino Unido. Aos sábados há duas saídas: 10 e as 14 horas e aos domingos as 10 horas. São dois tipos de bilhetes: vagão especial, que tem poltronas estofadas e degustação de queijos, doces e vinhos. Vagões turísticos, onde os bancos são de madeiras. No caminho, cantores de música sertaneja animam os turistas. A tarifa da primeira classe custa R$ 60,00 e a segunda R$ 45,00. O passeio leva ao todo 2 horas, sendo 20 minutos de parada na cidade de Soledade de Minas.
bancos em madeira. Na volta, é só mudar o encosto para a frente. Cantores de musica sertaneja animam os turistas.
o Parque das águas, com nove fontes de água mineral de composição físico-químico diferenciadas.
tutu à mineira e arroz para acompanhar a extravagância (de vez em quando podemos abusar de gordura, não é?)
Dentro do parque há um Centro Hidroterápico, com arquitetura neoclássica, onde há banhos com água sulfurosa, ducha escocesa e saunas. Massagens relaxantes, pedras quentes, shiatsu, reflexologia ...etc. Foi um dos lugares frequentado pelo ex-presidente Getúlio Vargas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário