sábado, 5 de setembro de 2015

TREM TRANSIBERIANO - PARQUE NACIONAL- TERELJ- MONGOLIA

PARQUE NACIONAL TERELJ

Após a visita a cidade de Ulan Bator, podíamos escolher entre dormir no hotel ou dormir num acampamento mongol. Apesar da diária do hotel já estar paga, optamos por  dormir no acampamento. Dormir no yurt ou ger foi uma experiência formidável. Os mongóis eram povos nômades e esse tipo de habitação era a forma mais prática para mudar de local. Essas tendas são confeccionadas com uma estrutura em madeira de forma oval, coberta com lã e pele de carneiro, amarrados com cabelo de camelo, rabo de cavalo ou de yak (parece um búfalo peludo). Para garantir o aquecimento, dentro há um forno onde se coloca madeira para queimar e a fumaça sai pelo cano como uma chaminé. Cada yurt acomoda duas pessoas, mas o banheiro e o chuveiro ficam distante. Durante o dia o sol castiga o dia inteiro, mas a noite o frio é cortante e úmido. Por azar, quando deu 1h30 da manhã me deu uma vontade louca de fazer xixi. Só de imaginar que tinha que sair naquele frio foi triste. Mas, não dava para aguentar. Me agasalhei bastante, acordei o meu marido e lá fomos nós. O céu estava tão estrelado e claro que nem precisava de lanterna.  Voltamos para o yurt que ainda estava quentinho e aproveitamos para colocar mais madeira. Quando deu 4h30, acordei batendo os dentes de tanto frio. O fogo tinha apagado e não havia meio de acender novamente. O jeito foi dormir os dois na mesma caminha com todas as cobertas disponíveis.
          O Parque é maravilhoso, as montanhas parecem que foram esculpidas. Há locais onde a pedra fica de forma tal, que parece que foi colocada e não erosionada pelo vento.  O solo é coberto por um gramado cheio de flores coloridas.

Pedra da Tartaruga

Acampamento mongol

Em cada yurt pode dormir 2 pessoas

Tem duas camas de solteiros  e o aquecimento é obtido com a queima de madeira
colocada dentro desse recipiente com tampa. O quarto fica bem quentinho e a fumaça sai através de cano lateral.

Parece baixinho o yurt, mas é possível ficar em pé lá dentro. Meu marido tem 1,70m de altura.

Há muitas flores nas estepes.

flores tipo margaridinhas

O pôr do sol  na região. O cenário fica muito bonito.

Restaurante do acampamento.

Na manhã seguinte acordamos cedo, tomamos o café da manhã e saímos para fazer uma trilha.