MONASTÉRIO DE GANDAN
Este Monastério Budista está localizado em Ulan Bator, capital da Mongólia. É o único monastério em atividade, onde vivem 100 monges, e que foi aberto à visitação em 1.970.
O Budismo sempre foi muito forte na região e quando os revolucionários determinados a modernizar o país e reformar a sociedade, verificaram que a estrutura eclesiástica estava envolvida em educação, saúde, justiça e controlava grandes negócios do país. A igreja budista não estava interessada em reformá-la ou modernizá-la. Em 1.934, havia 843 centros budistas, 3.000 templos de vários tamanhos e aproximadamente 6.000 construções religiosas associadas. A receita da igreja era quase a mesma da receita anual do governo. Em 1.935, 48% da população adulta masculina era de monges. Para os observadores estrangeiros, os monges Mongólicos eram preguiçosos, ignorantes, corruptores e debochados. Por volta de 1.938, os stalinistas destruíram muitos monástérios, de 400 a 900, e exterminaram cerca de 30.000 devotos e sacerdotes. Os monastérios foram dissolvidos, muitos passaram a abrigar escritórios do governo, escolas e museus. A religião Budista ainda sobrevive, reza e prega suas expressões e provérbios budista. Mas, o shamanismo vem crescendo. A liberdade religiosa é garantida pela Constituição de 1.960.
O Monastério de Gandan abriga a maior estátua do Buda da Mongólia com seus 25 metros de altura. É o Buda da Compaixão. A estátua original de 1.911 foi destruída pelos soviéticos em 1.938, e o atual é de 1.993 (de cobre e revestida de ouro) . Ele foi fundado em 1.809, com o nome de Templo Amarelo. Abriga uma biblioteca com as escrituras Budistas de Gandjuur, muito preciosas. Um número grande de meninos com a cabeça raspada vestindo túnicas vermelhas e amarelas circulam por todos os lados. Os jovens meninos monges são submetidos a um período de treinamento de 4 anos, mas não se conhecem as regras para a seleção..
É proibido fotografar dentro da igreja, mas é muito linda mesmo.
MONÁSTERIO DE GANDAN -
Um prédio bem alto que abriga o Buda da Compaixão de 25 metros de altura, todo revestido de ouro.
TEMPLO AMARELO
ROLOS DE ORAÇÃO
- São chamados de Hurd. Neles estão escritos os mantras Tibetanos.
Jovens monges residentes neste monastério
ROLOS DE ORAÇÃO
Daqui seguimos para conhecer o Templo do Lama Chojin, que fica bem perto da Praça do Gengis Khan. Este templo data do inicio do século XX, funcionou até 1.938 quando passou a ser museu. O Lama Chojin era um profeta do estado e irmão do rei. Dentro há enormes esculturas de papel marché, pergaminhos e máscaras. Vale a pena conhecer a arquitetura do templo rico em detalhes.
Riquezas de detalhes na decoração
Nenhum comentário:
Postar um comentário