Saímos de Dubrovnik logo cedo, na direção norte, para a cidade de Split, pela rodovia beirando o litoral. A costa da Dalmácia é lindíssima, a água do mar é azul clarinho com muitas ilhas em todo o trajeto. De repente, o GPS parou de funcionar....fiquei preocupada porque é muito difícil decorar os nomes das ruas. Logo me dei conta que estávamos em território da Bósnia, onde tivemos que apresentar o passaporte para entrar (imigração) e após alguns quilometros, passamos pelos guardas novamente para sair da Bósnia. O GPS voltou a funcionar. Após 214 kms chegamos em Split, uma cidade portuária onde atracam muitos navios de turismo e embarcações.
No coração de Split está localizado o suntuoso Palácio de Diocleciano, construído no ano 295 d.C.,aproximadamente, porque não se sabe ao certo. É um dos locais mais visitados na Croácia. Nele viveu os últimos dias o Imperador Diocleciano, responsável pela mais terrível e sangrenta perseguição aos cristãos (303-311 d.C) no império romano. Seu ódio aos cristãos aumentou quando descobriu que sua esposa e sua filha tinham se convertido ao cristianismo também. São Jorge, foi uma vítima desse ódio. Ele é o santo padroeiro dos corintianos. Era também, santo padroeiro dos ingleses e portugueses. A crença no santo foi trazida pelos portugueses. O santo era um um jovem guerreiro cristão, nascido na Capadócia. Após perder o pai, mudou-se para a Palestina onde foi promovido a capitão do exercito romano. Pela suas habilidades e qualidades, aos 23 anos foi residir na corte imperial de Roma, exercendo altas funções. Naquele ano de 303, o imperador Diocleciano já tinha a intenção de matar todos os cristãos e no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se indignado no meio da reunião, afirmando que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses. A partir daí ele foi torturado por várias vezes para fazê-lo desistir da fé em Jesus Cristo, mas não adiantou, até que o imperador Diocleciano mandou degolar o jovem Jorge no dia 23 de abril do ano 303. Essa perseguição aos cristãos durou até o ano 311, quando ele renunciou ao cargo e foi morar no seu palácio em Salona , atual Split. Ele morreu no ano 316 d.C e foi colocado dentro de um sarcófago, enterrado no centro do magnífico mausoléu do palácio.
No ano 313 d.C, a religião católica ganhou liberdade de crença através do Edito de Milão. Grande parte da população já era cristã. No 614, a cidade de Salona foi completamente destruída e queimada. Os sobreviventes foram para as ilhas próximas e algumas décadas após retornaram para o palácio imperial abandonado. As imagens pagãs e o sarcófago de Diocleciano foram retirados do mausoléu, qual se tornou uma Catedral Cristã. Nela foram colocados os restos mortais de dois santos que foram cruelmente assassinados por serem cristãos, a mando de Diocleciano. São eles Santo Anastácio e Santo Domnius, este último é o padroeiro de Split.
Vestíbulo . Entrada para os aposentos do palácio. No dia da visita, tinha uma apresentação musical .
Estrutura subterrânea do palácio, todinho em pedras, impressionante construção. Imaginem que isto foi construído no ano 295 d.C.!!!!!
Peristilo à noite. Infelizmente em frente a catedral, o monumento é um hotel e embaixo um restaurante que tem música e os garçons servem aos ouvintes que ficam sentados nos degraus, sem muito cuidado com a preservação desse patrimônio da Humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário