segunda-feira, 10 de junho de 2013

VENEZA EM 2 DIAS

Sempre tive curiosidade de conhecer Veneza pela sua história, canais, museus e monumentos. Como seria se movimentar numa cidade cheia de canais, sem ruas, sem carro, somente a pé e embarcações.....O nosso destino era a Croácia, mas pela proximidade desembarcamos primeiro em Veneza. Veneza é uma cidade parte localizada no continente que é a VENEZA MESTRE e parte num arquipélago dentro da Laguna de Veneza, denominada VENEZA DOS CANAIS.  Da comuna de Veneza também fazem parte as ilhas de Murano, Burano, Torcello e outras pequenas localizadas dentro da Laguna.
Chegamos ao aeroporto Marco Polo que fica em Veneza Mestre, ´9 hs da manhã. No aeroporto é possivel pegar um taxi para ir para o hotel, caso se hospede em Mestre ou pegar um transporte aquatíco para Veneza dos Canais. Os hoteis em Mestre é mais em conta e não há tanta agitação. Nos hospedamos no Hotel Delle Rose em Mestre, pela facilidade de locomoção. Fizemos o check in e saímos as 12 hs em direção a Veneza dos Canais. No quarteirão a frente do hotel é possivel comprar o ticket de onibus para Veneza (1,30 euros) e para o aeroporto (6,00 euros).  O hotel está localizado a 10 minutos de Veneza e a 10 km do aeroporto. Pela simpatia dos  donos  que falam portugues, pelo café da manhã e pelo preço resolvi postar o endereço: www.htdellerose.com (041 5317711).
O que liga o continente a Veneza dos Canais é a Ponte della Libertá por onde cruzam os carros e onibus cujo estacionamento é na Piazzale Roma. De lá seguimos  a pé até a estação dos vaporettos que são embarcações aquaticas públicas (parecem ônibus) que percorrem o Grande Canal  e nos levam até a estação da Piazza San Marco. Na Piazza de San Marco estão localizados a Basilica de San Marco, Palace Ducale e a grande torre Campanário..... Os tickets do vaporetto são vendidos nas bancas de jornais (1,30 euros). Compramos apenas o de ida, porque a volta fizemos a pé. Saimos da Piazza San Marco em direção a Ponte do Rialto para cruzar o Grande Canal e chegamos novamente na Piazzale Roma para pegar o onibus para o hotel em Mestre. Chegamos as 19:30 hs no hotel para descansarmos para o segundo dia em Veneza.

Esse é o Grande Canal por onde percorrem todos os tipos de embarcações (vaporettos, allilagunas, táxi aquático, lanchas..) como se fosse uma grande avenida, com pontos de embarque e desembarque, passando por várias construções antigas....um museu a céu aberto....

construções ao longo do canal...

Esta é uma das estações ao longo do canal....

Ponte do Rialto, construida em 1588 por Antonio da Ponte, baseada na ponte anterior em madeira e com cubiculos que serviam para armazenagem. Na época foi uma construção bastante audaciosa.  Essa ponte é a mais antiga e a mais famosa sobre o Grande Canal., a primeira ponte data de 1181. Esse local era de grande importancia para o comercio....e a única forma de cruzar o Grande Canal.

Apesar da grande quantidade de embarcações movidas a diesel, a água parece limpa porque tem até peixes....Não senti  cheiro de esgoto como dizem alguns, não sei se porque fomos na primavera.

chegando a Piazza di San Marco....

Vista da torre Campanile que é a construção mais alta da cidade, com 98 metros de altura. Essa torre foi reconstruida porque a original foi destruida em 1902.

Palazzo Ducale era a residência do doge. O nome doge vem da palavra latina dux, que significa chefe.Os doges foram governantes de Veneza de 697 a 1797. Eles eram eleitos, para toda a vida, entre os membros das famílias mais ricas e poderosas. Tinham poder quase absoluto em assuntos militares, governamentais e religiosos  até 1032, quando tentaram , sem exito, tornar o cargo hereditário. Em 1310, o doge tornou-se subordinado ao Conselho dos dez, que passou a governar realmente Veneza. E em 1797, Napoleão aboliu a república de Veneza, eliminou o conselho e os doges.

Campanário ao lado da Basilica...

Turistas do mundo inteiro na fila para visitar a Basilica di San Marco..

Vista frontal da Basílica di San Marco. Dizem que em 828 d.C dois mercadores Venezianos roubaram os restos mortais de são Marcos em Alexandria e levaram para Veneza e para guardá-las, a Basílica foi construída.

Detalhes da parte superior da Basílica....

Pala D'oro, painel de ouro e pedras precisosas localizado atras do altar, confeccionado em Constantinopla em 976.

Sarcofago onde dizem estar os restos mortais de São Marcos, mas existe ainda muitas controvérsias a respeito......

Vista frontal do sarcofágo , no altar da Basílica.

Vista da Piazza di San Marco da torre do Campanário...

vista das outras tantas ilhas na Laguna Veneza...

Piazza di San Marco...

Retornamos a pé, andando pelas ruas estreitinhas e cruzando pontes , indo em direção a Ponte do Rialto para cruzar o Grande Canal e alcançar a Piazzale Roma....

Ponte dos Suspiros ao fundo. Essa ponte liga o Palazzo Ducale ao presídio. Na época, diz a lenda, que quando o prisioneiro por aí passava ele dava o ultimo suspiro de liberdade....

Pelas ruas há placas indicativas a seguir....

Gondoleiros nos estreitos canais. Não cheguei a fazer o passeio pela falta de tempo, mas dizem que vale a pena...apesar do preço salgado.

cruzamos a ponte do Rialto....

e continuamos seguindo a indicação da Piazzale Roma, onde pegamos o ônibus para retornar ao continente na cidade Mestre.