sexta-feira, 14 de junho de 2013

MURANO, BURANO E TORCELLO (2° DIA)

Segundo dia em Veneza

No segundo dia em Veneza, saímos do hotel às 9:00 hs e compramos um ticket de transporte público de 12 horas por 18 euros. Esse ticket dá direito a ônibus, vaporetto para qualquer ilha em Veneza. Pegamos o ônibus e fomos para a Veneza dos Canais. Desembarcamos em Piazzale Roma e nos dirigimos para o embarque no vaporetto( igual ao nosso ônibus) em direção a ilha de Murano.
Murano, na verdade é um arquipelago de sete ilhas pequenas, unidas por pontes. Distante de Veneza dos canais  1 km. Foi asilo e refúgio para as invasões bárbaras. Foi escolhida como sede industrial para a fabricação do vidro em 1291 porque o vento na região dispersava a fumaça e reduzia a poluição do ar, além de diminuir o risco de incêndio. Até hoje Murano produz artigos e objetos de arte em vidro....... maravilhosos.

A demarcação da via na laguna é feita com esses tripés em madeira, onde tem marcação de velocidade permitida, iluminação .....

Chegada a Murano, onde visitamos uma fábrica de vidro. O trabalho é artesanal e muito interessante.....e foi segredo durante muitos séculos.

Após a visitação saímos pelas ruazinhas em direção ao centro....

as janelas das casinhas são todas assim floridas....

centro de Murano, com muitos bares e lojas de artigos em vidro murano e joias....

ponte que liga uma ilha a outra....

arte em murano....

fábrica de artigos em murano....

Terminamos o passeio e nos dirigimos novamente ao pier para embarque em direção a outra ilha de Veneza, BURANO.
Burano tal como Murano é constituida por várias ilhas pequenas ligadas por pontes. Os primeiros ocupantes da ilha foram provavelmente os romanos no século VI. A ilha não teve importância econômica até que no século XVI, as mulheres começaram  a produzir belas peças de rendas que rapidamente ficaram famosas em toda a Europa. Até hoje suas rendas são famosas, mas já não são produzidas de maneira artesanal. As casinhas são todas coloridas, o que dá um visual muito bonito e alegre a cidade.
Chegando em Burano....

lojas de artigos em renda....

coloridos das casinhas....dizem que como a cidade tinha muita neblina, era um meio de melhorar o visual.....identificar a casa pela cor.....

as cores não se repetem....

campanário da igreja inclinado.....

pelo mastro do centro da praça é possível perceber melhor a inclinação......

Saímos de Burano e fomos novamente ao pier para embarcamos para a ilha de TORCELLO. É a mais antiga  região  habitada de Veneza. Hoje é uma área de preservação onde encontramos o museu e a Catedral de Santa Maria Assunta que data de 639. Uma das relíquias do local é o "trono de Átila" o rei dos hunos, que foi construida para ser ocupada por ele quando lá estivesse.

Ponto de embarque e desembarque dos vaporettos....

Saímos de Torcello e retornamos a Burano para trocar de vaporetto e voltar para Veneza.

Cruzamos novamente Veneza para chegar a Piazzale Roma a pé.

quitanda com os legumes muito frescos e variados...

O cheirinho do café é convidativo, mas o preço é assustador. A xícara não vem cheia como aqui, vem apenas um terço da xícara, um pouquinho a mais que este e custa 4 euros.....

as ruas são estreitinhas, pensei que fôssemos nos perder como dizem.... mas não é dificil se localizar....Chegamos a Piazzale Roma, tomamos o ônibus e retornamos para Veneza Mestre. No ponto , verificamos que esse mesmo ônibus que passa pelo hotel,  vai para o aeroporto Marco Polo.  No dia seguinte, após o café da manhã, saímos de mala e tomamos o ônibus( 6 euros) com destino ao aeroporto para seguir viagem para a Croácia..