Segundo dia em Veneza
No segundo dia em Veneza, saímos do hotel às 9:00 hs e compramos um ticket de transporte público de 12 horas por 18 euros. Esse ticket dá direito a ônibus, vaporetto para qualquer ilha em Veneza. Pegamos o ônibus e fomos para a Veneza dos Canais. Desembarcamos em Piazzale Roma e nos dirigimos para o embarque no vaporetto( igual ao nosso ônibus) em direção a ilha de Murano.
Murano, na verdade é um arquipelago de sete ilhas pequenas, unidas por pontes. Distante de Veneza dos canais 1 km. Foi asilo e refúgio para as invasões bárbaras. Foi escolhida como sede industrial para a fabricação do vidro em 1291 porque o vento na região dispersava a fumaça e reduzia a poluição do ar, além de diminuir o risco de incêndio. Até hoje Murano produz artigos e objetos de arte em vidro....... maravilhosos.
A demarcação da via na laguna é feita com esses tripés em madeira, onde tem marcação de velocidade permitida, iluminação .....
Chegada a Murano, onde visitamos uma fábrica de vidro. O trabalho é artesanal e muito interessante.....e foi segredo durante muitos séculos.
Terminamos o passeio e nos dirigimos novamente ao pier para embarque em direção a outra ilha de Veneza, BURANO.
Burano tal como Murano é constituida por várias ilhas pequenas ligadas por pontes. Os primeiros ocupantes da ilha foram provavelmente os romanos no século VI. A ilha não teve importância econômica até que no século XVI, as mulheres começaram a produzir belas peças de rendas que rapidamente ficaram famosas em toda a Europa. Até hoje suas rendas são famosas, mas já não são produzidas de maneira artesanal. As casinhas são todas coloridas, o que dá um visual muito bonito e alegre a cidade.
coloridos das casinhas....dizem que como a cidade tinha muita neblina, era um meio de melhorar o visual.....identificar a casa pela cor.....
Saímos de Burano e fomos novamente ao pier para embarcamos para a ilha de TORCELLO. É a mais antiga região habitada de Veneza. Hoje é uma área de preservação onde encontramos o museu e a Catedral de Santa Maria Assunta que data de 639. Uma das relíquias do local é o "trono de Átila" o rei dos hunos, que foi construida para ser ocupada por ele quando lá estivesse.
O cheirinho do café é convidativo, mas o preço é assustador. A xícara não vem cheia como aqui, vem apenas um terço da xícara, um pouquinho a mais que este e custa 4 euros.....
as ruas são estreitinhas, pensei que fôssemos nos perder como dizem.... mas não é dificil se localizar....Chegamos a Piazzale Roma, tomamos o ônibus e retornamos para Veneza Mestre. No ponto , verificamos que esse mesmo ônibus que passa pelo hotel, vai para o aeroporto Marco Polo. No dia seguinte, após o café da manhã, saímos de mala e tomamos o ônibus( 6 euros) com destino ao aeroporto para seguir viagem para a Croácia..
Nenhum comentário:
Postar um comentário