Após visitar a cidade medieval de Trogir, seguimos viagem no sentido norte, sempre beirando a costa da Dalmácia e passando por vilarejos bastante interessantes. Essa rodovia não é pedagiada, mas é de pista única. Após percorrer 129 km, chegamos na cidade de ZADAR. Essa cidade sofreu muito na segunda guerra mundial com muitas destruições. Com o intuito de redesenhar a nova cidade ou a nova costa, o arquiteto Nikola Basic projetou o ORGÃO DO MAR (sea organ) que foi aberto ao publico em 2005.
Esse órgão é um projeto arquitetônico musical . As notas sonoras provem das ondas do mar e do vento quando batem numa escadaria de mármore sob as quais estao várias tubulações. É uma criação bastante interessante que tem atraído turistas de todos os cantos. Dá para passar várias horas ouvindo o som relaxante, das ondas sonoras, sentada no degrau. Uma pena que o tempo nao foi suficiente para contemplar também o por do sol que dizem ser maravilhoso.
Outro trabalho interessante do mesmo arquiteto que fica junto ao órgão do mar é a calçada azul, que se chama SAUDAÇÃO AO SOL. É um conjunto de receptores de energia solar, que a noite libera um turbilhão de luzes coloridas. Não vimos o espetáculo de luzes a noite, porque está em manutenção. Me arrependi de não ter pernoitado nessa cidade, porque vale uma visita de 1 dia.
o mar estava muito tranquilo e a musica suave....e a musica depende da intensidade das ondas e do vento....
Nenhum comentário:
Postar um comentário