http://hotmart.net.br/show.html?a=M2474840L

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

PARQUE ROCHA MOUTONÉE - Salto/ SP


           O Parque Rocha Moutonée está localizado na cidade de Salto, entre a Rodovia da Convenção e a Rodovia do Açúcar.  Neste parque se encontra um exemplar de rocha da moutonée, qual é a única na América, sendo que outra igual só existe na Austrália. É um bloco de granito róseo de aproximadamente 600 milhões de anos, cuja superfície foi erodida pela grande glaciação ocorrida no hemisfério sul, na Era Paleozóica. Essa glaciação ocorreu entre 270 e 350 milhões de anos atrás, bem antes do surgimento da vida no nosso planeta. Essa amostra da rocha moutonée foi descoberta no ano de 1946, pelo geólogo Marger Gutmans,  do Instituto Agronômico de Campinas. A palavra moutonée vem da palavra de origem francesa mouton, que significa carneiro. Moutonée porque a superfície da rocha erodida pela glaciação tem o aspecto arredondado como um carneiro deitado (é preciso imaginar bastante).  Este parque e o parque do Varvito também localizado na região, são as provas de que a região já esteve submersa pelas geleiras. A entrada no parque é franca e tem estacionamento. Na recepção do parque tem um vídeo que é uma verdadeira aula de geologia e ainda, há guias para acompanhamento no parque.

Entrada do Parque que foi reinaugurado no final de 2012, local de grande importância geológica e histórica, aberto das 8 h às 17 h.

No parque há vários  painéis explicativos a respeito da rocha moutonée e do parque.

Na região há várias rochas deste tipo, ou seja granito róseo que foi muito explorado, mas somente esta amostra do parque é denominado Moutonée, pelas características da superfície que sofreu erosão glacial.

Superfície da rocha moutonée, com arredondamentos e trincas....

Lago da origem da vida...

painel explicativo sobre a origem da vida.....

há muita vegetação de cactos no parque.

Há várias réplicas de dinossauros e a explicação sobre sua origem e o seu desaparecimento...






logo abaixo é possível ver o rio Tietê. A partir deste salto o rio passa a ser navegável..

Porto Góes de onde saíram várias expedições de bandeirantes em busca de ouro. Algum tempo depois descobriram que na região de Porto Feliz era mais fácil sair com as embarcações.

Um quitute típico da cidade de Salto é a empada frita.  Na verdade ela é frita numa fritadeira alemã sem óleo. Uma delícia que vale a pena experimentar. Pode ser encontrada no restaurante Dom José e Companhia, no centro de Salto, em frente ao parque da Cachoeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário