Holambra é um município do Estado de São Paulo, distante 144 km da capital. É uma cidade colonizada pelos holandeses, fundada em 1991. O nome é resultante da junção de Holanda, América e Brasil.
O movimento migratório dos holandeses ocorreu nos séculos 19 e 20. Devido a fome, miséria, desemprego e devastação causada pela segunda guerra mundial, muitos vieram para o Brasil em busca de trabalho.
Os primeiros imigrantes vieram em 1858 no Espirito Santo onde fundaram em 1860 a colônia holandesa.
Em 1911, 450 imigrantes holandeses se estabeleceram no Paraná, e em 1925, fundaram a primeira cooperativa Holandesa de laticínios Batavo, sendo nacionalmente conhecida como Batavo desde 1945.
Após a Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1946 e 1976, vieram cerca de 6098 imigrantes trazendo tratores, máquinas agrícolas e cabeças de gado.
No dia 14 de julho de 1948, 500 holandeses fundaram a colonia Holambra I e a Cooperativa Agropecuária Holambra, na antiga fazenda Ribeirão. Hoje é a cidade das flores e é a maior produtora e exportadora do Brasil.
Portal na entrada da cidade. Aqui há um balcão de informações turísticas. Interessante pegar o mapa da cidade.
Tamancos de madeira confeccionado artesanalmente. Utilizado na época do inverno com várias meias. É bem leve e deve isolar bem o frio nos pés.
Na cidade há três lagos, muito bem cuidados...A cidade é limpíssima e nem parece que estamos no mesmo país...
Um penico holandês. Ele é mais raso e a alça mais comprida. Antigamente, os banheiros eram construídos fora de casa e para não ter que sair de casa a noite, eles faziam parte dos utensílios domésticos.
O forte da cidade é a expoflora onde a cidade fica lotada. Há muitas festas, danças, comidas típicas, mostra de paisagismo e jardinagem, turismo rural nas plantações de flores...
Neste ano a festa ocorrerá de 29 de agosto a 28 de setembro, nas sextas, sabados e domingos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário