http://hotmart.net.br/show.html?a=M2474840L

sábado, 2 de novembro de 2013

MUSEU DO OURO e a Técnica de fundição da cera perdida / Cartagena das Índias


           A região do Caribe Colombiano já era habitada desde 11.000 anos atrás por diversas sociedades.
A grande riqueza da natureza e variedade de ambientes foram aproveitadas pelos povos agricultores, caçadores,  ceramistas e ourives.
          A partir de 200 a.C, esta região foi progressivamente ocupada pelas populações agrícolas e de ourives,  que com o tempo formaram a sociedade Zenú. Os líderes regionais que tinham grande prestígio e poder sagrado, organizavam e convocavam a comunidade para a manutenção do sistema hidráulico e para a realização de cerimônias, onde reafirmava a identidade cultural . Cada povoado se distinguia pelo uso de adornos particulares.  Nessa época, eles já dominavam a a técnica da fundição da cera perdida. Essa técnica é até hoje utilizada pelos protéticos dentários e ourives.
           Para fazer figuras huecas, eles primeiro talhavam em uma matriz de argila e carvão moído.  O modelo era depois recoberto com cera de abelha e arrematado com um tubo do mesmo material para servir de conduto do metal fundido.  Para peças macicas, a figura era modelada diretamente em cera.
            A figura em carvão ou cera era recoberta com sucessivas camadas de argila que formavam um molde. Uma vez seco, se esquentava para extrair a cera derretida e no espaço vazio introduzir o metal liquido. Quando o molde estava frio, se quebrava, se cortava os condutores de fundição e se polia a peça. Peças fantásticas em ouro foram encontradas, desde filigranas até grandes peitorais  Eles acreditavam em vida pós_ mortem. Nas cerimônias funerárias havia dança e musica  para festejar o renascimento do defun-
to no mundo subterrâneo, enquanto se construía o túmulo sobre sua tumba. Eles eram enterrados com todos seus pertences em ouro, instrumentos musicais, vasilhas de cerâmicas.
              Em 1533, o governador Pedro de Heredia fundou a cidade de Cartagena das Indias e comandou a expedição pelo rio Sinu em busca de ouro. Ele saqueou os túmulos zenues na região do Sinu, no vale de São Jorge e do Cauca, dispersando os indígenas da região.
             Os índios da região, os negros que vieram da África e  os brancos conquistadores formaram essa miscigenação, o povo Colombiano, cujo costumes, culinária, musica e dança também receberam as influencias dos três grupos étnicos.
               As peças a seguir estão expostas no Museu do Ouro em Cartagena das Índias, localizado no centro histórico, e a entrada é franca.

a delicadeza do colar em ouro é impressionante...

figuras de identificação do povoado

figura hueca...


brincos em filigranas..



gargantilhas, pulseiras....


peitoral mamiforme eram usados pelas mulheres de certa importância e também pelos caciques, que ao usá-los aumentavam a capacidade de fertilização e gestação. Os túmulos também apresentavam esse desenho, como simbolismo da gestação e renascimento....

vasos em cerâmicas, sempre presente a figura feminina....

urnas cerâmicas...

urna de menino e urna de menina...

família indígena residente na região de Buritaca...

Nenhum comentário:

Postar um comentário