http://hotmart.net.br/show.html?a=M2474840L

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

KAZAN CAPITAL DA REPUBLICA DO TARTARISTÃO - Russia - trem transiberiano


             Kazan é uma cidade muito próxima de Moscou. É a capital da República do Tartaristão. É uma cidade com muitos pontos de interesse para o turista. Como Gengis Khan, seu neto Batu Khan continuou conquistando terras. Esta cidade foi dominada pelos mongóis em 1236 d.C. Mas, em 1552, o Czar Ivan IV (o terrível) conquistou Kazan para o império Russo. Durante o governo de Alexander Gorbatyi-Shwisky ocorreu uma limpeza étnica. Muitos tártaros foram mortos, reprimidos, presos e convertidos ao cristianismo a força. Muitas mesquitas foram destruídas e somente no reinado de Catarina a grande, elas puderam ser novamente construídas. Dentro do Kremlin de Kazan encontramos a Catedral  da Anunciação, que é uma igreaja cristã ortodoxa, e próximo a Mesquita Kul Charif. Os mongóis quando entraram em contato com o alcorão gostaram dos fundamentos da religião, só não concordaram em ter que ir a Meca pelo menos uma vez na vida. Isto porque, segundo os mongóis, se Alá está em todos os lugares, não precisamos ir até lá.




Portão de entrada do Kremlin de Kazan. O conjunto arquitetônico data do século XVI. Kazan foi um dos primeiros centros islâmicos de aprendizagem do islamismo. A maior população de tártaros da Russia se concentra às margens do Rio Volga. Usam o alfabeto cirílico, parecido ao cirílico russo.

Mesquita Kul Chariff, uma das mais belas da Europa, com os cinco minaretes, indicando a direção de Meca e de onde se ouve os chamados para a oração.

Patio externo da Mesquita. Kul Chariff  foi um defensor de Kazan, que morreu na batalha contra o invasor Ivan, o terrível. O desenho no chão é como um tapete e mostra a direção de Meca.

Interior da Mesquita. Todas as mulheres devem cobrir a cabeça e estar devidamente vestidas. Na entrada, há lenços para esse fim.

Lustre no centro da Mesquita.

Muito próximo a Mesquita, há a Catedral da Anunciação ( Cristã Ortodoxa). Observar a inclinação da torre ao fundo.



Outra vista da Catedral da Anunciação. O prédio de pedra mais antigo da cidade, que data de 1562.

Torre de Siuiumbike. Diz a lenda que ela foi a princesa do ultimo canato de Kazan. Ela aceitou se casar com o Russo Ivan, o terrível, com uma condição. Ele deveria construir em sete dias, o mais alto edifício da cidade. Em sete dias, ele ficou pronto. Mas, no dia do casamento ela subiu no alto e saltou para a morte, em 1554. Esta torre,  como a de Pisa, está inclinada. Tem um desvio de 2 metros do eixo. O sarcófago da princesa está localizado atrás desse mausoléu.

Do alto da fortaleza é possível apreciar toda a cidade ao redor.  Esta construção lindíssima é o Palácio da Agricultura.

Rio Volga e ao fundo um Centro Olimpico Esportivo.

Residência do Presidente, no interior do Kremlin.

Vista externa do Kremlin.
Kremlin é uma palavra de origem tártara que significa fortaleza.


Monastério da Virgem de Kazan. Riquissímo em detalhes que vale outra postagem.



Uma das avenidas dentro do Kremlin de Kazan.


Saindo da fortaleza, fomos almoçar na cidade. Uma delicia!. Parecia um pastel de queijo, acompanhado por um assado de cordeiro.

Esta sobremesa, denominada chak chak, é típica do Tartaristão. É feita de flocos fritos de farinha e ovos, envolta em mel.


Rua do centro histórico. Rua Bauman.

A cidade é riquíssima, mas um dia é insuficiente para visitar tudo que ela oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário