http://hotmart.net.br/show.html?a=M2474840L

domingo, 2 de novembro de 2014

TUMBA DO IMPERADOR TU DUC - Hué/Vietnã



                    Ao sul de Hué, margeando o Rio Perfumado estão enterrados sete dos  treze imperadores da dinastia Nguyen. Visitamos apenas o mausoléu do imperador Tu Duc, que reinou de 1847 a 1883. Foi o mais longo reinado. Viveu no Palácio Imperial no maior luxo, com mais de 100 mulheres, mas não deixou herdeiros. Dizem que ele era estéril em consequência da varíola contraída.
                     Seguindo a tradição, ele fechou o país ao exterior, impedindo a modernização e expulsando os estrangeiros. Além disso, perseguiu os cristãos, por considerar uma doutrina perversa, o que provocou a ira dos europeus. Em 1873, os franceses conquistaram Saigon, forçando o imperador a  ceder a região sul, fundando a colônia francesa, conhecida como COCHINCHINA. Muito interessante, esse nome Cochinchina, porque eu usava a palavra para dizer que era um local muito distante e indeterminado. "foi para a cochinchina". Mas, eu não conhecia a história e a localização.
                      Mandou construir o seu mausoléu, com várias edificações suntuosas, lagos, jardins, palácios e etc. Enquanto vivo, ele costumava usar o local como o palácio de verão, lendo, escrevendo poesias. Há uma Estela no pavilhão, onde ele discute o seu reinado e escreve sobre a sua frustração de não ter tido filhos.
                       Dizem que ele foi enterrado com um grande tesouro, por 200 trabalhadores, que logo após foram decapitados, para não revelarem o local. Até hoje não se sabe onde estão os restos mortais do imperador Tu Duc. Ele adotou um sobrinho, Kien Phuc, que foi assassinado 8 meses após o seu reinado.

Na entrada, um lago com flor de lótus e um pavilhão. Neste local ele descansava, lia e escrevia poesias. Era o seu Palácio de Verão.



Há várias esculturas no hall, antes da escadaria que dá acesso ao Pavilhão da Estela.


Pavilhão da Estela.

Estela com os escritos do imperador Tu Duc.

Obelisco ao lado do Pavilhão.

Um outro lago em forma de meia lua, porem está sem água e separa do outro portal que dá acesso a tumba do imperador.

O lago em forma de meia lua.

A tumba do imperador, mas segundo os vietnamitas ele não está aqui enterrado.


As edificações são riquíssimas em detalhes cerâmicos e as cores bem fortes, mas não em vermelho e dourado como os chineses.

É lindo esse portal!!!

Dizem que este local é o mais bonito. Não tivemos tempo para visitar os outros. Ele foi o último imperador, porque a partir da chegada dos franceses ele perdeu os poderes.  Os franceses tomaram Hanói ao norte e  Saigon ao sul. A região central ficou sob o domínio do imperador, até a queda do império em 1945.


Nenhum comentário:

Postar um comentário