http://hotmart.net.br/show.html?a=M2474840L

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CHEGAMOS EM SAIGON atual HO CHI MINH

     
            Embarcamos em Hué com destino a Ho Chi Minh, num vôo de 1h30 de duração. Este é o nome atual da cidade de Saigon, antiga capital do Vietnã do Sul, antiga localização da capital da Indochina, a Cochinchina.  Após o fim da guerra do Vietnã, em 1975, a cidade mudou de nome em homenagem ao grande líder comunista Ho Chi Minh, falecido em 1969. É a maior cidade do Vietnã, com uma população de 7 milhões de habitantes. É o centro financeiro e econômico mais importante do país. A cidade é  poluída, devido a grande quantidade de motos circulantes. Ainda não há metrô, mas está em construção e o transporte público é precário. Há taxi e motos taxi, e o trânsito é caótico como em Hanói.
            Após o café da manhã, seguimos em direção a CuChi a 150 km de distancia, para visitar o incrível complexo de túneis subterrâneos, usados durante a guerra do Vietnã. Possui mais de 200 km de extensão, que compreende um sistema de eixo central com muitas ramificações, que se conectam a esconderijos, abrigos e outros túneis. É uma verdadeira cidade subterrânea, que tem até poço artesiano dentro. Os tuneis foram cavados manualmente com a ajuda de uma enxadinha, e a terra era retirada a noite e dispersada para não deixar sinais na superfície. Um trabalho de formiga!!!
            Eles não tinham muitos recursos e as bombas que eram jogadas pelos americanos, eram recicladas para confecção de novas bombas. Tudo feito no subterrâneo. Ganharam a guerra usando várias estratégias, e esse sistema de túneis foi o mais importante, visto que os americanos não sabiam dos esconderijos.

A região de Cuchi é assim, não sei se na época da guerra a mata era fechada.

Antes de visitarmos os túneis houve uma explicação a respeito do sistema. Havia 3 níveis de túneis, sendo que o mais profundo estava a 8 metros. Logo abaixo da superfície havia várias salas, que eram usadas pelos habitantes, serviam de bunkers. Os túneis conectavam uma sala a outra. Havia até poço de água lá embaixo.

Aqui é um dos esconderijos e a entrada era disfarçada com um tampo coberto de vegetação. 

Demonstração de como eles se escondiam. Eles deviam ser bem magrinhos.



Não dá para perceber nada. Para espiar, era só levantar um pouquinho o tampo.



Para as gordinhas ou gordinhos, nem pensar....

Entrar alté entra, mas sair do buraco é um sacrifício.


Outro buraco com acesso ao túnel subterrâneo.

Esse orifício é uma das entradas de ar para os túneis. Há vários buracos quase imperceptíveis.

Tanque usado na guerra pelos americanos.

Além dos esconderijos, eles criaram várias armadilhas mortais no solo. Faziam buracos e colocavam espetos de bambu, de ferro e cobriam.

Outro tipo de armadilha.

Nas salas subterrâneas eles reciclavam as bombas jogadas pelos americanos, para confeccionar outras.

Cortando a carcaça da bomba manualmente.

Enchendo a bomba com explosivo.

Durante a noite, removiam a terra do fundo do túnel e dispersavam na superfície, de forma a não chamar a atenção.

Carcaças das bombas utilizadas na época.


Por esta entrada, respirei e desci para percorrer o túnel.

Logo no começo há um degrau. Essa é as costas do meu amigo que estava na frente. Estava agachando para entrar.  Todo o percurso é feito agachado, num túnel escuro, úmido, quente.....num determinado ponto me deu agonia, porque não sabia se era para ir para frente, sair pela esquerda. Até que escutei alguém gritando pra frente, pra frente....


Saída do túnel. Que alívio!!! sufocante demais.Só de imaginar que essa guerra durou quase vinte anos, é muito triste. Como o homem é ruim!! 

O transito em Ho Chi Minh não perde nada para o de Hanói. A quantidade de motos é um absurdo, mas não vi nenhum acidente, nenhuma briga, nenhum atropelamento, são civilizados no transito.


Semáforo fechado e todos param, mesmo sem ter faixas de sinalização no asfalto. Nesta cidade termina o nosso turismo no Vietnã. Adorei  conhecer a cultura, a culinária  desse povo muito receptivo. A nossa guia vietnamita Lê, foi excelente com as explicações e muito simpática. Adorei!!!!
Daqui seguimos para Guandzou na China, proxima postagem.
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário