O Parque das Neblinas é uma reserva de 2.800 hectares, localizada entre Mogi das Cruzes e Bertioga, no distrito de Taiaçupeba, distante 1,5 hora de São Paulo. Essa área foi de mata atlântica originalmente, foi desmatada e ocupada por eucaliptos, para a produção de celulose. Atualmente, a mata nativa está se regenerando rapidamente. Em 2007, foi designada Posto Avançado da Reserva da Biosfera, pela UNESCO. É mantida pela Suzano Papel e Celulose, aos cuidados do Instituto Ecofuturo.
É possível fazer trilha no parque, mountain bike, canoagem. Um dos passeios mais bonito é a trilha do Itatinga que passa pela vegetação fechada, entra nas nuvens, seguindo a linha do trem e acompanha as estruturas da mais antiga usina hidrelétrica em funcionamento no Brasil. É a usina de Itatinga, inaugurada em 1910. Chegando na parte mais alta do parque, é possível ver toda a cidade de Bertioga, onde a vista é fantástica. Todos os passeios são monitorados por guias do parque e é preciso agendar a visita. É possível saborear o café da manhã (suco de cambuci, polpa de juçara, bolinho de chuva....) e o almoço imperdível.
Parque das Neblinas www.ecofuturo.org.br 55(11)47245555 ou 47240556.
presença de muitas flores que alguns denominam de Maria sem vergonha. Dizem que ela não é nativa da Mata Atlântica e que as sementes foram trazidas nos cabelos das escravas vindas da África.
Este é o tranquilo rio Itatinga onde se faz a canoagem. É uma aventura e uma delícia contemplar a mata por outro ângulo. Será a próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário