http://hotmart.net.br/show.html?a=M2474840L

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

QUINTA DE SAN PEDRO ALEJANDRINO- Santa Marta


             A Quinta de San Pedro Alejandrino, localizada na cidade de Santa Marta é uma grande fazenda de cana de açúcar, fundada em 1608, que foi propriedade de Joaquim de Mier e  Benitez. Nesta fazenda, o grande libertador da América, Simon Bolívar viveu  seus últimos dias. O libertador chegou  a cidade de Santa Marta em 1 de dezembro de 1830, procedente do Porto de Sabanilla , após renunciar a presidência da Colômbia.  A pedido do médico dr. Alejandro Prosper  Reverend ele foi transportado em uma berlina para fazenda em 6 de dezembro. Faleceu em 17 de dezembro de 1830, aos 47 anos, vítima de tuberculose.
             Atualmente a Quinta é um museu (dispõe de visita monitorada) que conserva o mobiliário da época e os pertences do libertador, mas os seus restos mortais foram transportados para a Venezuela, seu país de nascimento.
Graças as suas façanhas revolucionárias, a Colômbia, Equador, Panamá, Peru, Venezuela e Bolívia! conquistaram a sua independência.

Monumento construído em homenagem a   Simon Bolivar, na Quinta de San Pedro Alejandrino,  

Este monumento em carrara foi esculpido na Itália, tendo no alto  a figura do grande Bolívar. Quando visto pelo lado esquerdo, visualizamos  ele jovem  e quando visto pelo lado direito, visualizamos o Bolívar bem velho, apesar da pouca idade. Nasceu em Caracas, em 1783, de origem aristocrata. Aos 9 anos já estava órfão de pai de mãe, indo morar com os avós e depois com o tio. Aos 12 anos fugiu da casa do tio e foi morar com a irmã, pela qual tinha grande afeição. Aos 14 anos ingressou como cadete num batalhão de milícias. Aos 16 foi para a Europa estudar. Aos 19 casou-se com Maria Teresa Rodrigues del Toro y Alaysa. Aos 22 anos, quando estava em Roma, declarou perante seu velho tutor Simon Rodrigues, que não descansaria enquanto não libertasse toda a América do domínio espanhol. Retornou a Venezuela em 1807 e qdo Napoleão Bonaparte deu o trono ao seu irmão José Bonaparte (rei da Espanha e das colônias ) em 1808, ele passou a participar das juntas de resistências da América Espanhola. Conseguiu libertar os seis países denominados Bolivarianos: Venezuela, Bolívia, Colômbia, Panamá, Peru e Equador.

Em  1830, doente, veio para esta fazenda, hoje considerada patrimônio histórico dos países bolivarianos.

Uma área rica em vegetação, flores, iguanas....


antiga fazenda de cana de açúcar, qual conserva vários objetos da época e,

objetos que pertenceram a Simon Bolívar

roupas, manuscritos,

chapéu, fotografias....

berlina que transportou  Bolívar de Santa Marta para a fazenda.

Quarto, onde morreu o grande libertador, em 1830, vitima de tuberculose. Entretanto, em 2010, por ordem do presidente Hugo Chavez, o corpo foi exumado para esclarecer a real causa da morte,  pois há suspeita de envenenamento por arsênico ou cantaridina. Mas, os resultados não foram conclusivos.....


Este é o Ultimo Manifesto do Simon Bolívar, datado de 10 de dezembro de 1810.
"Colombianos, meus últimos votos são para a felicidade da Pátria. Se a minha morte contribuir para que cessem os partidos e se consolide a união eu baixarei tranquilo no meu sepulcro".


árvore centenária da fazenda....

presença de iguanas verdes que confundem com a vegetação.
A fazenda está bem conservada e guarda toda a história desse grande líder, que com tão pouco tempo que viveu mudou toda a historia da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário