Após ter feito o Caminho de Santiago de Compostela em 2011, interessei-me por outros longos caminhos, e fiquei sabendo do Caminho dos 88 templos. Acabei de retornar do Japão, e encantada com a experiência, voltei a postar no blog.
Shikoku é uma ilha situada no sudeste da ilha de Kyushu. É a menos povoada e é dividida em 4 prefeituras: Tokushima, Kagawa, Ehime e Kochi. Ao redor da Ilha estão situados os 88 templos sagrados, quais percorridos a pé, dá aproximadamente 1.400 km.
Segundo a crença, é o caminho que foi percorrido pelo monge Kukai (Kobo Daishi), o patriarca que difundiu o Budismo Shingon no Japão e onde ele conseguiu a iluminaçao, no século IX.
Kukai (Kobo Daishi) nasceu em 774 na cidade de Zentsuji, na prefeitura de Kagawa, onde está localizado o templo 75. Segundo a lenda, a sua mãe ficou grávida depois que ela teve um sonho com um sábio indiano. Seu pai era governador da província. Não se sabe muito sobre a sua infância, mas há uma foto, na qual mostra um menino se jogando do alto da montanha e uma deusa o salvando. Segundo nossa guia turística, esse menino era Kukai aos 8 anos, que se jogou dizendo que se fosse para ele seguir o caminho do monastério, ele se seria salvo. E ele se salvou.
Aos quinze anos ele foi para a capital, com o tio. Aos 18 ingressou na Universidade Nacional, onde o sistema educacional era o tradicional chinês de Confucio. Aos vinte anos, entrou para o sacerdócio. Como não conseguiu encontrar alguém no Japão que lhe explicasse certas partes do sutra, ele foi para China. Após quatro meses da sua chegada, foi aceito como aluno do mestre do budismo esotérico Hui-Kuo. Em oito meses, ele aprendeu a teoria e a prática budista esotérica. Aos 39 anos, foi escolhido como sucessor do monge, recebendo o nome de Henjo Kongo (Esplendor Adamantino Universal). No mesmo mês, o mestre disse: você recebeu tudo o que eu tinha para transmitir, agora volte a sua terra e divulgue esses ensinamentos para aumentar a felicidade do povo e promover a paz na terra.
Além de ensinar e difundir o budismo Shingon, ele fundou a primeira escola publica do Japão. Dominava a caligrafia, pintura e escultura. Inventou a escrita silábica Kana, descobriu as águas termais, instruiu as pessoas no uso do carvão e construções de barragens, pontes e estradas.
O caminho dos templos é o caminho por ele percorrido, na natureza, nas montanhas, nos templos. Em todos os lugares, há uma marca da sua passagem.
No dia 15 de março de 835 ele chamou os seus discípulos e anunciou a sua passagem no dia 21 do mesmo mês. Então, depois de purificar o corpo, vestindo roupas limpas, assumiu a posição de lótus. Colocou as mãos em mudra (gesto ritual) simbolizando Dainichi Nyorai, cantou o mantra e entrou em meditação de Maitreya. Assim permaneceu até o dia 21, quando entrou em samadhi eterno.
Fazer o caminho é uma forma de conseguir um autoconhecimento, reflexão, sair da rotina, ir em busca de religiosidade, buscar saúde, pedir cura, pedir pelos antepassados, sentir o místico e a energia do caminho percorrido pelo mestre, acumulando experiências significativas, renovando a espiritualidade e crescimento pessoal.
Para fazer o caminho, alguns ítens do vestuário são essenciais, o jaleco branco (Hakui), bastão, chapéu cônico, livro de carimbos, bolsa para transportar velas, incensos, isqueiro, bloco de cartões votivos - Osamefuda (papel onde se escreve o nome,endereço, idade e o pedido) e o livro. É uma forma ser reconhecido e recebido como peregrino.
Os peregrinos são muito respeitados pela população local. As pessoas cumprimentam, desejam boa caminhada. Alguns oferecem balas, presentes, e até dinheiro. Uma forma de retribuir, é entregar uma papeleta (osamefuda),com seus dados. Ficam muito felizes.
O grupo era formado por pessoas acima dos cinquenta anos e muito experimentes em longas caminhadas.
OBS; continuem me seguindo. Se gostou ou quiser comentar, vou adorar.
Se tiver interesse acesse: www.caminhosecaminhadas.tur.br
Léo, adoro suas postagens! Sempre aprendo alguma coisa.
ResponderExcluirQue viagem maravilhosa que vcs fizeram! E quanta determinação e resistência! Parabéns!!!
Muito esclarecedora a descrição
ResponderExcluirMuito legal !
ResponderExcluir