Quando se fala em turismo na Africa do Sul, logo lembramos de safáris nas savanas, no meio dos animais selvagens, leões, elefantes, zebras... É claro que é muito interessante ver os animais em seu habitat, mas na Africa do Sul tem lugares belíssimos para serem visitados. Antes de mostrar os lugares, vou falar um pouquinho desse país que descobri agora.
A África do Sul está localizada no extremo sul do continente africano, e verificando no mapa, fica quase no mesmo paralelo do estado de São Paulo, apresentando quase que o mesmo clima. Como o Brasil, faz parte do BRICS, que são os países emergentes (Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul). O país tem 3 capitais: Pretória que é a capital administrativa, Cidade do Cabo capital legislativa e Bloemfontein que é a judiciária. Tem uma população de 55 milhões de habitantes, sendo 70% negros, 12% brancos descendentes de holandeses e ingleses, 13% mestiços, 3% indianos e 2% outros.
Existe 11 línguas oficiais, entre elas o inglês. Esteve sob o domínio holandês por aproximadamente 150 anos e mais 150 anos sob o domínio inglês. A maioria da população 70% segue a religião cristã (católica, anglicana ou protestante), mas há também mesquitas, templos budistas e hindus. Para minha surpresa, vi algumas igrejas da Universal do Reino de Deus, do pastor Edir Macedo e na TV, um programa da Igreja da Graça do missionário R.R. Soares.
O país é o terceiro maior produtor de diamante do mundo e 50% do ouro do mundo foram extraídos da África do Sul. Uma gema tão ou mais valiosa que o diamante, é denominada Tanzanita. Uma pedra azul, mil vezes mais raras do que o diamante. Recebeu esse nome pela Tiffany & Co, que começou a fabricar joias com esse mineral, que só é encontrado na Tânzania, em algumas regiões, próximas ao Monte Kilimanjaro. Segundo o guia local, no país havia três minas desses minerais. Duas estão totalmente esgotadas e uma está sendo protegida. É proibida a sua extração, para não perder o valor de mercado.
Na África do Sul nasceu o autor do livro O Senhor dos Anéis e o Hobbit, J.R.R. Tolkien. Além dele, outros dois grandes prêmio Nobel de Literatura, Nadine Gordimer e J.M Coetzee são naturais da África do Sul.
Em 1967, o primeiro transplante cardíaco em humano, foi realizado na Cidade do Cabo, pela equipe do Dr. Christian Barnard. O Dr. Hamilton Naki retirou o coração de Denise Darval, que teve morte cerebral, que foi transplantado em Louis Washkansky. Há muitas controvérsias sobre a participação do Dr. Hamilton Naki, uma vez que ele era
negro e não era médico formado. Segundo depoimentos, ele era muito habilidoso, tinha uma vasta experiência em cirurgias de transplantes em animais, dava aulas para os alunos da faculdade de medicina e foi assistente de cirurgia do Professor Christian Barnard. Muito interessante a biografia dele.
Algumas fotos dos lugares que visitei na África do Sul. Os detalhes de cada passeio estarão nas postagens posteriores.
No dia de chegada, como não podíamos fazer o check in no hotel, porque era muito cedo, fomos visitar o Parque dos Leões em Joanesburgo.
Nos hospedamos na rede hoteleira Peermonth, que fica próximo ao aeroporto. Tem uma área de restaurantes e fast food muito linda, tem cassino também para brincar um pouco.
Esta é a região dos cânions do Rio Blyde. É o segundo maior cânion do mundo.
Um safari imperdível é o do Parque Kruger. Local onde os animais vivem no seu habitat mesmo, sem a intervenção do homem.
Os artesanatos locais são variadíssimos e muito bonito os motivos tribais.
Como não falar dessa grande pessoa? Nelson Mandela merece uma postagem especial.
Monte Cabeça de Leão na Cidade do Cabo
Table Moutain é o cartão postal da Cidade do Cabo. O acesso é por um bondinho, como no Pão de Açucar.
No centro histórico da Cidade do Cabo, as construções lembram muito a cidade de New Orleans.
Porto onde pegamos uma embarcação para visitar a Ilha das Focas, alimento preferido dos tubarões brancos.
A cor das águas varia de verde esmeralda para o azul.
Ilha das focas
Este é o antigo Cabo das Tormentas que passou a ser Cabo da Boa Esperança, na época das grandes navegações.
Ponto mais extremo do continente Africano. Cape Of Good Hope.
Aguarde as próximas postagens. Se você gostou deixe uma mensagem. Vou adorar.
Maravilha !! adorei em breve iremos curtir um porco dessas maravilhas ....
ResponderExcluir