http://hotmart.net.br/show.html?a=M2474840L

sexta-feira, 14 de julho de 2017

TRILHA DA PEDRA DA MACELA - LAVANDÁRIO E CERVEJARIA EM CUNHA



                            A cidade de Cunha está localizada a 223 km de São Paulo, no alto da Serra do Mar, a 1.100 metros de altitude. A pedra da Macela é um dos principais atrativos da cidade, com seus 1.840 metros de altitude, de onde é possível avistar o nosso litoral, quando o céu está limpo.
Subimos de Van até o início da estradinha de manutenção, da companhia energética de Furnas. Foram 2,5 km de subida para atingir o cume, um pouco cansativa por ser em cimento. Para nossa sorte, o dia estava fresco. Mas, subi devagar e sem pressa, apreciando a mata atlântica belíssima e ouvindo sons de passarinhos. Após a trilha, visitamos a cervejaria WolkenburG e O Lavandário. Para maiores informações sobre o roteiro acesse: www.ecoturismobrasil.com.br



Cume da Pedra da Macela. 
Tomamos o lanche enquanto aguardávamos a abertura das nuvens. Mas, as nuvens estavam teimosas e não saíram do lugar. Uma pena e um convite para nova visita.
A trilha é bem aberta. É por essa estradinha

As vezes as nuvens abriam um pouco, mas logo fechavam.

Não se via nada lá embaixo.

Após o lanche e descanso, retornamos pelo mesmo caminho.  O bastão de caminhada é muito útil na descida. Descer pela mata é bem mais fácil do que descer pela estrada cimentada ou asfaltada. Minhas unhas ficaram meio escuras. Mas,valeu a pena o esforço.


Essa frutinha amarela é o juá (fruto do lobo)

Flores  para alegrar o visual.


Nunca tinha visto essa flor nas trilhas pela Mata Atlântica. É muito linda

Brinco de Princesa e mini cogumelos. Encontrei brinco de princesa em várias trilhas pela Mata Atlântica. Não sei se é nativa.

Fungos de decomposição denominados orelha de pau.

               Após a trilha, descemos de carro até a cervejaria artesanal "Wolkenburg" que faz cerveja puríssima conforme receita de Salvator de 1.516. Num ambiente muito gostoso, degustamos vários tipos de cervejas. Gostei muito da Pilsen. Todos saíram com sacolinhas na mão.
Wolkenburg significa Castelo nas nuvens. É uma micro cervejaria artesanal. As cervejas são elaboradas segundo a Lei de Pureza Alemã de 1516, onde se usa apenas cevada maltada, lúpulo e água. Não são adicionados  quaisquer produtos químicos, conservantes,e estabilizantes. Nem é feita a pasteurização, o que exige maior cuidado na armazenagem. Ela é turva porque não é filtrada, para não retirar substâncias saborosas e saudáveis à saude.

Esse é o senhor Thomas ( alemão ), cervejeiro e proprietário do estabelecimento. Deu-nos uma aula a respeito dos tipos de cervejas, que ele produz.

A localização da cervejaria  é belíssima.  Fica numa região bem alta. No inverno, deve ser congelante.

Saindo da cervejaria, fomos conhecer uma plantação de lavandas. Pensava que teria que ir à região da Provence, no sul da França, para conhecer uma. Para o meu encanto, é uma plantação muito grande. Não sabia, que até sorvete pode ser feito com sabor de lavanda. Há cremes, sabonetes, chás, perfumes e etc, a venda no local.


Lavandario em Cunha. 

Muito linda a plantação e a paisagem.


Por do sol visto do lavandario.
O dia foi muito proveitoso, passamos pelo centro da cidade para jantar, onde havia iguarias das festas juninas. Está ocorrendo o Festival de Inverno em Cunha, com bandas musicais nos finais de semana.
(01 a 30 de julho)
Se você gostou deixe um comentário, vou adorar.

2 comentários:

  1. Que viagem incrivel, curti muito o registro. Volte com certeza a pedra quando estiver aberto o tempo.. Vale a experiência!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz que você leu e apreciou a postagem. Com certeza voltaremos e teremos uma vista sensacional.

      Excluir