A cidade de Cunha está localizada a 223 km de São Paulo, no alto da Serra do Mar, a 1.100 metros de altitude. A pedra da Macela é um dos principais atrativos da cidade, com seus 1.840 metros de altitude, de onde é possível avistar o nosso litoral, quando o céu está limpo.
Subimos de Van até o início da estradinha de manutenção, da companhia energética de Furnas. Foram 2,5 km de subida para atingir o cume, um pouco cansativa por ser em cimento. Para nossa sorte, o dia estava fresco. Mas, subi devagar e sem pressa, apreciando a mata atlântica belíssima e ouvindo sons de passarinhos. Após a trilha, visitamos a cervejaria WolkenburG e O Lavandário. Para maiores informações sobre o roteiro acesse: www.ecoturismobrasil.com.br
Tomamos o lanche enquanto aguardávamos a abertura das nuvens. Mas, as nuvens estavam teimosas e não saíram do lugar. Uma pena e um convite para nova visita.
Após o lanche e descanso, retornamos pelo mesmo caminho. O bastão de caminhada é muito útil na descida. Descer pela mata é bem mais fácil do que descer pela estrada cimentada ou asfaltada. Minhas unhas ficaram meio escuras. Mas,valeu a pena o esforço.
Brinco de Princesa e mini cogumelos. Encontrei brinco de princesa em várias trilhas pela Mata Atlântica. Não sei se é nativa.
Wolkenburg significa Castelo nas nuvens. É uma micro cervejaria artesanal. As cervejas são elaboradas segundo a Lei de Pureza Alemã de 1516, onde se usa apenas cevada maltada, lúpulo e água. Não são adicionados quaisquer produtos químicos, conservantes,e estabilizantes. Nem é feita a pasteurização, o que exige maior cuidado na armazenagem. Ela é turva porque não é filtrada, para não retirar substâncias saborosas e saudáveis à saude.
Esse é o senhor Thomas ( alemão ), cervejeiro e proprietário do estabelecimento. Deu-nos uma aula a respeito dos tipos de cervejas, que ele produz.
A localização da cervejaria é belíssima. Fica numa região bem alta. No inverno, deve ser congelante.
Saindo da cervejaria, fomos conhecer uma plantação de lavandas. Pensava que teria que ir à região da Provence, no sul da França, para conhecer uma. Para o meu encanto, é uma plantação muito grande. Não sabia, que até sorvete pode ser feito com sabor de lavanda. Há cremes, sabonetes, chás, perfumes e etc, a venda no local.
O dia foi muito proveitoso, passamos pelo centro da cidade para jantar, onde havia iguarias das festas juninas. Está ocorrendo o Festival de Inverno em Cunha, com bandas musicais nos finais de semana.
(01 a 30 de julho)
Se você gostou deixe um comentário, vou adorar.
Que viagem incrivel, curti muito o registro. Volte com certeza a pedra quando estiver aberto o tempo.. Vale a experiência!!
ResponderExcluirMuito feliz que você leu e apreciou a postagem. Com certeza voltaremos e teremos uma vista sensacional.
Excluir