http://hotmart.net.br/show.html?a=M2474840L

terça-feira, 1 de outubro de 2013

PALÁCIO DA INQUISIÇÃO - Cartagena das Índias


    A inquisição ou Santa Inquisição era um tribunal religioso, chamado TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO DA INQUISIÇÃO, criado pelo Papa Gregório IX, na idade média para condenar todos aqueles indivíduos que eram contra os dogmas da igreja católica.
   Esse tribunal mandou para a fogueira milhares de pessoas que eram consideradas hereges, por praticarem bruxaria, heresia ou simplesmente por praticarem outra religião que não a católica.
  No século XII, 20.000 cátaros (queriam a volta da igreja às suas origens) foram mortos pela cruzada liderada pelo Papa Inocêncio III, no sul da França.
  Em 1252, o Papa Inocêncio IV autorizou o uso da tortura para conseguir a conversão ao catolicismo. A inquisição toma força e tem o seu apogeu no século XVIII.
  O mais triste período foi o da Inquisiçao Espanhola (séc.XV ao séc.XIX)  que alguns historiadores acham que foi simplesmente manobra política  do rei Fernando de Aragão. Por que?  O Rei Fernando do reino de Aragão casou-se com a rainha Isabel do reino de Castela e fundou a Espanha.  A inquisição foi um meio que ele encontrou de perseguir os seus opositores, e conseguir total poder sobre o reino de Castela e Aragão e expulsar os judeus e os muçulmanos. Muitos judeus foram torturados e mortos e seus bens confiscados. Muitos se converteram ao catolicismo para fugirem da perseguição, são os denominados novos-cristãos. O maior inquisitor da história do séc. XV, foi o espanhol Tomás Torquemada.
  Junto com a colonização espanhola em Cartagena das Índias,  foi também implantado o Tribunal do Santo Ofício, em 1610, pelo rei Felipe III. O primeiro ato ocorrido nesse tribunal data de 1614. Condenaram pessoas por praticarem bruxaria (principalmente mulheres que conheciam o poder da cura de algumas ervas medicinais), bigamia, práticas dos criolos e dos cristãos novos.
  Esse tribunal foi destruido em 1741 devido a um ataque, mas foi reconstruido em 1770. Funcionou até 11 de novembro de 1811.
  Em 1953 passou a ser também Museu da História colonial de Cartagena.


Esse museu está localizado na Praça de Bolivar, no centro histórico de Cartagena  das Índias. É interessante pegar um guia para explicar toda a história que ali se passou.

Mesa do Inquisitor no Tribunal do Santo Ofício, sempre na presença de um padre católico.

jardim externo onde ficavam os presos aguardando investigação.  Na cidade existia delatores. As pessoas jogavam um papel com o nome da pessoa suspeita de bruxaria ou outros crimes de heresia, para dentro da sala do tribunal, através de uma janelinha que dava para a rua. De posse o nome, o individuo era investigado e preso.

Essa era a balança na qual eles pesavam a bruxa (PESO DA BRUXA). Se a bruxa era leve, ela era condenada porque poderia voar. Se ela era pesada, com certeza seria condenada, porque conhecia o poder da bruxaria.

LA GARRUCHA.  penduravam o individuo com as pernas e os braços para trás e o levantavam. Lá do alto, soltavam a corda e antes de chegar ao chão prendiam novamente.....

Nessa cadeira o individuo sentado era preso pelo pescoço com a coleira de ferro. Tinha um parafuso grande na altura do crânio que era introduzido lentamente na parte posterior.....




  

 FURA DEDOS..

COROA DE ESPINHOS...

 EMBAIXO DO MENTO TEM UM GARFO, o individuo mal conseguia deglutir a saliva.

PERFURADOR ....

ARRANCA SEIOS....

PRENDIAM OS PÉS DO INDIVIDUO, queimavam ou jogavam agua quente....

GUILHOTINA...

ONDE FAZIAM A FOGUEIRA ....

 FORCA...



ESSE FOI O GUIA QUE NOS DEU UMA AULA DE HISTÓRIA (cop 20.000,00) aproximadamente, R$ 23,00. VALEU!!!!!

3 comentários:

  1. Os padres e papas que permitiam essas atrocidades devem estar queimando no fogo do inferno.

    ResponderExcluir
  2. Os padres e papas que permitiam essas atrocidades devem estar queimando no fogo do inferno.

    ResponderExcluir
  3. Legal. Vou agora em Maio, vou querer fazer a visita com o guia.

    ResponderExcluir