A inquisição ou Santa Inquisição era um tribunal religioso, chamado TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO DA INQUISIÇÃO, criado pelo Papa Gregório IX, na idade média para condenar todos aqueles indivíduos que eram contra os dogmas da igreja católica.
Esse tribunal mandou para a fogueira milhares de pessoas que eram consideradas hereges, por praticarem bruxaria, heresia ou simplesmente por praticarem outra religião que não a católica.
No século XII, 20.000 cátaros (queriam a volta da igreja às suas origens) foram mortos pela cruzada liderada pelo Papa Inocêncio III, no sul da França.
Em 1252, o Papa Inocêncio IV autorizou o uso da tortura para conseguir a conversão ao catolicismo. A inquisição toma força e tem o seu apogeu no século XVIII.
O mais triste período foi o da Inquisiçao Espanhola (séc.XV ao séc.XIX) que alguns historiadores acham que foi simplesmente manobra política do rei Fernando de Aragão. Por que? O Rei Fernando do reino de Aragão casou-se com a rainha Isabel do reino de Castela e fundou a Espanha. A inquisição foi um meio que ele encontrou de perseguir os seus opositores, e conseguir total poder sobre o reino de Castela e Aragão e expulsar os judeus e os muçulmanos. Muitos judeus foram torturados e mortos e seus bens confiscados. Muitos se converteram ao catolicismo para fugirem da perseguição, são os denominados novos-cristãos. O maior inquisitor da história do séc. XV, foi o espanhol Tomás Torquemada.
Junto com a colonização espanhola em Cartagena das Índias, foi também implantado o Tribunal do Santo Ofício, em 1610, pelo rei Felipe III. O primeiro ato ocorrido nesse tribunal data de 1614. Condenaram pessoas por praticarem bruxaria (principalmente mulheres que conheciam o poder da cura de algumas ervas medicinais), bigamia, práticas dos criolos e dos cristãos novos.
Esse tribunal foi destruido em 1741 devido a um ataque, mas foi reconstruido em 1770. Funcionou até 11 de novembro de 1811.
Em 1953 passou a ser também Museu da História colonial de Cartagena.
Os padres e papas que permitiam essas atrocidades devem estar queimando no fogo do inferno.
ResponderExcluirOs padres e papas que permitiam essas atrocidades devem estar queimando no fogo do inferno.
ResponderExcluirLegal. Vou agora em Maio, vou querer fazer a visita com o guia.
ResponderExcluir