http://hotmart.net.br/show.html?a=M2474840L

sexta-feira, 12 de julho de 2013

MATA ATLÂNTICA- núcleo Caraguatatuba/ trilha do Jequitibá e e trilha do Poção


     A Mata Atlântica é um dos mais ricos ecossistemas em biodiversidade do planeta. É reconhecido pela UNESCO como reserva da biosfera e Patrimônio Natural da humanidade. Do total do que era o território da Mata Atlantica, hoje resta apenas pouco mais de 7%.  Apesar da área reduzida, ela ainda abriga uma grande variedade de animais e vegetais. Essa floresta garante o abastecimento de água de 120 milhões de pessoas, protege as encostas de desmoronamentos e contribue para o equilíbrio climático. O maior território está localizado no estado de São Paulo, no Parque estadual da Serra do Mar, divididos em 8 núcleos. São eles: Itutinga Pilões, Picinguaba, Santa Virgínia, São Sebastião, Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itarirú.
  O núcleo Caraguatatuba, localizado a 180 km de São Paulo,  protege praticamente todos os remanescentes (aves e mamíferos) ameaçados de extinção da Mata Atlântica no município do mesmo nome, e boa parte em Paraibuna. Fizemos primeiro a trilha do Jequitibá, de 1,2km, fácil e pode ser auto guiada. Após o almoço, fizemos a trilha do Poção, de 3,5km, também fácil. As duas são riquissímas em bromélias, fungos, frutos silvestres, árvores de madeira nobre, e com a explanação do guia local, percorrer as duas trilhas foi sensacional.



Olha o tamanho da raiz da figueira!

Vários tipos de fungos (orelhas de pau)









variados tipos de bromélias.






palmito jussara bem no centro, em risco de extinção devido a extração indiscriminada.

o que se aproveita desta árvore é apenas aquela ponta branca, logo abaixo da copa.



O guia do parque conhece tudo a respeito da Mata, dá uma excelente aula sobre a natureza.


presença de folhas de bromélias no chão, significa presença de macacos. Quando a borda está oxidada significa que já tem algum tempo que ele comeu, qdo branquinha...é olhar para o alto da árvore, que provavelmente ele ainda está lá. Para procurar macacos se deve olhar para o chão e não para cima, segundo o guia. E para aumentar o som, saber de onde vem o barulho, colocar as mãos atrás das orelhas, como se fosse um morcego. 

Cruzamos o rio várias vezes, mas pouca água e bem tranquilo.

Na cachoeira do Poção, apesar do frio, não dá para resistir. A água estava muito gelada, mas muito revigorante.

cachoeira da pedra redonda.


retorno tranquilo ao entardecer.

Nunca compre palmito em beira de estrada, voce pode estar incentivando a extração do palmito da Palmeira Jussara, em risco de extinção.

sábado, 6 de julho de 2013

MUSEU DOS CORAÇÕES PARTIDOS - Zagreb/Croácia


Quando falamos de museu logo nos vêm a mente: quadros,  esculturas, objetos de arte, antigüidades, etc... O MUSEUM OF BROKEN RELATIONSHIPS, localizado ao lado da igreja de Saint  Catherine, onde se realiza vários casamentos, é muito curioso. Muitos objetos ganhos ou usados durante um relacionamento, que foram objetos de desejos, de amor, de carinho passam a ser obras, do museu, após o término. Sabe aquela foto, aquele vestido, urso de pelúcia,  o anel... tudo que você quer destruir ou jogar pela janela quando o amor vira ódio???? estão ali expostos com as respectivas histórias.


"Dizem que nunca se dá um par de calçados, como presente de Natal, porque os sapatos poderiam fazer a pessoa  presenteada andar longe de voce.
Poucos meses após o Natal de 2004, nós conversamos e terminamos. Superstição? eu não acredito em superstição. Eu acabei caminhando para longe. Hoje, eu ainda estou caminhando, mas sem os sapatos."


"Após três anos juntos, meu marido trouxe uma fantasia, peitos femininos esculpidos quais eram, é claro, maiores que os meus, e foi na época da nossa maior crise conjugal. Ele me fez usar...  Eu fiquei desapontada e devido a esses peitos esculpidos  eu achei melhor deixá-lo."


"Um colar de gato eu costumava usar como um estrangulador. Eu gravei o numero do telefone, do meu ex-namorado, na placa para simbolizar submissão ao  proprietário. Eu adorava gatos, um dos meus amores sempre se referia a mim como uma gata."



 "O anão de jardim, no dia do divórcio. Ele chegou no novo carro. Arrogante e surdo. O anão estava próximo ao portão, que ele mesmo tinha destruído algum tempo atrás. Naquele momento, ele voou para o vidro do para-brisa, do novo carro, batendo e caindo sobre a superfície do asfalto. Foi um grande loop e isso  definiu o fim do amor."


"Voce me falou do amor, me dava pequenas lembranças todos os dias, e esta é uma delas. A CHAVE DO CORAÇÃO. Voce virou a minha cabeça, voce não quis dormir comigo. Eu percebi o quanto voce me amava somente após voce morrer de AIDS."


"No hospital de Zagreb, eu encontrei uma linda jovem trabalhadora do Ministério da Defesa. O amor nasceu quando ela me ajudou a conseguir certos materiais, quais eu precisei para minha prótese abaixo do joelho, decorrente da guerra. A prótese durou mais do que o nosso amor. Foi feito com um material  mais duro "do que o amor.""

"Este foi um vestido de casamento usado no dia 20 de agosto de 1994, na Grécia, com a presença de 800 convidados. Segundo uma revista grega o casamento foi reportado em tres países....."
Este vestido é igualzinho ao da Marylin que usei no meu aniversário em 2012.

É bem curioso, dá para passar 1 hora lendo as histórias de relacionamentos.....

PLITVICE LAKES NATIONAL PARK- Croácia

                              CASCATAS, CASCATAS....CACHOEIRAS ....
    Um dos lugares mais lindos que já visitei é este parque de centenas de cascatas e cachoeiras.  Está  localizado a 140 km de Zagreb, capital da Croácia. Na rodoviária, compramos o ticket do ônibus por 84,00 Kunas, aproximadamente R$ 30,00.  O ônibus para na entrada do parque após 1:30 hs de viagem.
     Este parque tem 29.482 hectares, com florestas, lagos, muitas e muitas cascatas,  lagos azuis e verdes, grandes e pequenos e um abaixo do outro. São ligados uns aos outros, formando  numerosas quedas d'água. Durante milhares de anos, a erosão dissolveu e continua dissolvendo as rochas, nos seus cursos com a ajuda de algas e musgos, formandos os mármores travertinos. São rochas porosas de   carbonato de cálcio que estão sendo criadas mesmo hoje, em condições de continuo equilíbrio ecológico.
     Existem também habitats de numerosas espécies de pássaros, ursos marrons, raposas vermelhas, gatos selvagens e nos lagos trutas e crustáceos. Remanescentes arqueológicos  de várias épocas tem sido aqui encontrados também. Porém, pescar, caçar e nadar aqui são expressamente proibidos para preservação dessa maravilha da natureza. O parque apesar de grande está bem estruturado para a visitação, com passarelas e trilhas, barcos e micro ônibus, lachonetes e área de descanso.

Vista da parte alta do parque, inesquecível visão.

As passarelas por onde percorremos para melhor aproximação ...a cor da água é muito verde e a quantidade de peixes é impressionante.





Além das passarelas, há trilhas também para melhor visualização....



as árvores são bem altas, mas a mata não é densa como a nossa mata Atlântica.

Ainda bem que estava frio, porque caminhar por aqui com calor e não poder entrar nas cachoeiras, seria um tormento para mim que adoro água.

a vegetação é muito bonita e dentro do lago verde esmeralda, existem muitos galhos caídos....





outro meio de percorrer o parque é através do barco, que nos conduz do parque 1 para o parque 2 e parque 2 ao 3. O retorno é a pé e micro ônibus e depois correndo para não perder o último ônibus do dia. Chegamos dois minutos atrasados e o penúltimo ônibus havia partido. Ainda bem que tinha mais um.......UFA!!!