http://hotmart.net.br/show.html?a=M2474840L

sábado, 12 de janeiro de 2013

A GRANDE MURALHA DA CHINA

                                           
                                                A GRANDE MURALHA DA CHINA

O inicio da construção da muralha da China data de 770-475 a.C e prosseguiu nos dominios posteriores. Durante muitos anos a China teve sete reinos independentes: Chu, Qi, Wei, Han, Yan, Qin e Zhao que para se protegerem de invasões vizinhas cada reino construiu sua propria muralha  em terrenos de difícil acesso.
A grande muralha da China começou a ser erguida por ordem do primeiro imperador chinês Qin Shi Huangdi em 220 a.C.,  para impedir as invasões de bárbaros, principalmente, na região norte.  Ele foi o responsável pela unificação da China , politica e geografica, visto que, anteriormente ela era formada por vários reinos  fortificados. Ele aproveitou as várias fortificações  , unindo-as numa extensão de aproximadamente 3 mil kilometros. Com a morte do imperador Qin Shi em 210 a.C que não deixou herdeiros ( parece que um filho morreu jovem e o outro se suicidou), a China entrou num periodo de agitações e de revoltas durante o qual a construção da grande muralha ficou parada. Com a ascensão da dinastia Han a construção foi reiniciada e continuou ao longo de várias dinastias chegando o seu explendor na dinastia Ming , por volta do seculo XV qdo adquiriu as atuais feicões e 7 mil kilometros de extensão. No inicio era construido por grandes blocos de pedra e argamassa de barro , e já no periodo Ming era feito por tijolos mais resistentes, feitos de barro aquecido a 1150° e a argamassa feita de barro e farinha de arroz.
A mão de obra utilizada foi imensa desde camponeses no inicio e depois por escravos e prisioneiros de guerra. Durante a obra muitos morreram de exaustao, doenças, inanição e seus corpos foram acrescentados ao entulho e aos vazios da obra como forma mais rápida de se desembaraçar deles.
A partir de 1664 quando o territorio chinês se expandiu para o Norte, a muralha perdeu a sua função e por ordem do imperador Kangxi em 1667 , a construção parou definitivamente.
Há três entradas atualmente que dá acesso a visitação. Localizada a 80 km de Pequim está a entrada da Muralha de Badaling , a parte mais cheia de turistas, mas é imperdível a visitação.

Muralha de Badaling a 80 km de Pequim. É possível ver a muralha serpenteando as montanhas do avião, mas da lua é mito pq é o que achavam as pessoas em 1939, muito antes do homem chegar a lua em 1969.

A cada 300  a 500 metros há uma torre, ou um observátorio onde ficavam os soldados vigiando, ou para guardar munições.....

No inicio da escalada da muralha há alguns soldados de terracota em homenagem ao imperador Qin Shi Huangdi, qual iniciou a construção da grande muralha e está sepultado junto com seu enorme exercito de terracota em Xian.

Era muito cedo, mas já havia muitos turistas. O céu tinha neblina ainda......A muralha é no inicio estreita e os degraus de blocos de pedras de várias alturas, alguns até dificil de subir, mas há corrimão para facilitar a subida....

o bastão de caminhada ajuda muito na subida e na descida.....


lanças usadas pelos soldados da época......

pedidos presos a cadeados que serão abertos somente após alcançados.....

já proximo ao primeiro mirante...turistas de várias nacionalidades....

largura do muro externo da muralha....nesta região já é construido com tijolo de barro queimado, muito resistente da era Ming....

esse caminho também era usado para transporte de mercadorias......


primeira torre de observação....


chegando a segunda torre.....


fomos subindo até terminar os degraus passando por várias torres de observação....



aqui já não havia degraus e o piso era facil de caminhar.....e 

chegada ao topo da montanha e exausta resolver descer.....


a descida também não é muito fácil devido a altura dos degraus.....

lá em baixo cruzando o rio a muralha continua....

Dos 7 mil kilometros de extensão parece que somente um terço ainda está em pé.   Em 1949 já com a Republica Popular da China de Mao Tse Tung, muitos tijolos e pedras foram removidos para construção de casas, chiqueiros e muros pelos agricultores . 



Nenhum comentário:

Postar um comentário