http://hotmart.net.br/show.html?a=M2474840L

sexta-feira, 3 de maio de 2019

CAMINHO DOS 88 TEMPLOS - segundo dia do 3 ao 6

 
              Vou primeiramente falar sobre as divindades do budismo Shingon. No Japão, o Buda é denominado Nyorai. Há muitos Budas ou Nyorais no Budismo, cada qual com uma identidade. Nyorai significa "Iluminado". Os Nyorais  mais encontrados nos templos do caminho de Shikoku são:

1- SHAKA NYORAI- É o Buda mais conhecido na Ásia e no mundo. Representa Sakyamuni que, no final do treinamento, conseguiu a iluminação aos 35 anos e se tornou um Buda ou um Nyorai. Também chamado de Buda  Histórico. Nasceu no ano 563 a.C,  era um príncipe chamado de Sidarta Gautama, da casta de guerreiros e governantes.  Seu pai era o rei do clã dos sakyas, daí vem o nome Sakyamuni (o sábio silencioso dos sakyas).
2- YAKUSHI NYORAI - É  o Buda da Cura de doenças. Na mão esquerda ele segura um pote de remédios.
3-AMIDA NYORAI é o Buda  da infinita luz. Quem nele crê pode ir para o paraíso. Ao desencarnar Amida Nyorai virá buscá-lo com 25 divindades (Bosatsu) e levá-lo para a Terra Pura.
4_DAINICHI NYORAI - É o Grande Buda que usa uma coroa na cabeça. Representa o Sakyamuni jovem.



Este é o Grande Buda ou Dainishi Nyorai. As orelhas grandes significam "ouve a todos" e o terceiro olho "olho todos". No local, estava acontecendo uma cerimônia de casamento.

          Além dos Budas ou Nyorais, existem muitas divindades denominadas BODHISATTVAS ou BOSATSU. Bodhi (iluminado)+sattva (ser). São aqueles que encontraram a iluminação, mas estão postergando a sua entrada no Nirvana para ajudar outros a encontrar a salvação. Essas divindades usam colares, brincos, coroas e carregam objetos nas mãos. São divindades da compaixão. A mais famosa divindade é a Kannon. (Sho Kannon Bosatsu, Kokuzo Kannon Bosatsu, Bato Kannon Bosatsu, Monju Kannon Bosatsu...). O Jizo Bosatsu é o guardião da divindade das crianças, mulheres grávidas, dos viajantes e traz fortunas para as pessoas honestas e gentis. O Miroku Bosatsu virá salvar toda a humanidade num mundo futuro. Existem muitos bosatsu e difícil listar todos.

Esta é a imagem da Kannon Bosatsu. Geralmente, usam adornos, brincos, colares, coroas... protegem os Nyorais.

         Também encontraremos imagens um pouco assustadoras, com expressões faciais ferozes para afastar os espíritos malignos. São os MYO-O que representam os Reis da Luz. Ás vezes tem múltiplos braços e cabeças, envolvidos em chamas e portando espadas ou armas. A divindade de proteção mais venerada é o FUDO MYO-O.


       Alem do Myo-o, existem os TENBU ou DEVA, são divindades hindus, seres celestiais como: dragões, homens pássaros Karura e com cabeça de elefante Kankiten. São os guardiões que ficam na entrada do templo, observando quem entra. Protegem os Nyorais e Bosatsus.

Tudo isso foi para poder falar sobre os templos, uma vez que cada templo principal venera uma imagem de Nyorai (Buda) e ou Bosatsu (divindades). No segundo templo, o Kobo Daishi está sempre presente.
            No segundo dia de caminhada, percorremos 13 km. Uma caminhada de nível médio, visitando o templo 3,4,5 e 6.

O dia amanheceu chuvoso, mas não impediu a caminhada,  O chapéu,  por sorte tem um plastico para cobri-lo e proteger da chuva.

Chegando no portal do templo de número 4. Templo Dainishiji. Este templo foi fundado por Kukai, que esculpiu uma imagem do Dainishi Nyorai (Grande Buda)


Do templo principal atravessamos um corredor para chegar ao templo do Kobo Daishi.

O corredor tem 33 estátuas da divindade Kannon

(Deusa da misericórdia e compaixão)

Seguimos para o templo de número 5. TEMPLO JIZOJI
Neste templo o altar principal é ocupado pelo Jizo Bosatsu. Guardião das divindades protetoras das crianças, mulheres grávidas, viajantes.

Jizo Bosatsu


Na parte interna do santuário há 200 imagens dos discípulos de Buda que descobriram o Nirvana.
Altar de Kobo Daishi

Estatua do monge Kukai

Não sei dizer se esta é a árvore que recebeu uma flechada que era destinada a Kukai.




Daqui seguimos para o templo de número 6- TEMPLO ANRAKUJI
Ficamos hospedados neste templo, onde o povo usava águas termais para curar enfermidades. Neste local, Kukai esculpiu a imagem do YAKUSHI NYORAI (o Buda da Cura).

Portal do Templo 6- ANRAKUJI

Pagode do templo (onde se guarda relíquias relacionadas ao Buda)

Água para fazer a purificação

Templo principal do YAKUSHI NYORAI

Entrada da pousada. O banho de onsen é maravilhoso. A refeição deliciosa no jantar e no café da manhã, que na verdade é um almoço completo, muito bonita a apresentação.


Achei muito lindo este Pagode de dois andares.

No meio do caminho havia muitos pés dessa laranjinha chamada de KINKAN, muito docinha. Lembrei do caminho de Santiago de Compostela, onde comia muitas cerejas, apanhadas do pé.

A árvore carregadinha de laranjinhas.

Um pouco longa esta postagem, mas espero que tenham gostado. Eu postei tudo que achei interessante para esclarecer. Eu confesso que não entendia direito e fazia muita confusão. Tenho muitas dúvidas ainda, que espero entender até o final do trabalho.




Um comentário:

  1. Léo, no primeiro contato, é muito difícil guardar os nomes e seus significados.
    Estou adorando as suas postagens!!!

    ResponderExcluir