Matrioskas são bonecas feitas em madeiras e conforme você vai abrindo tem outra dentro. Segundo a lenda, são quatro bonecas: a matrioska, a trioska, a oska e o ka. Um carpinteiro artesão encontrou uma madeira muito bonita e não sabia o que fazer dela. Resolveu talhar uma linda boneca. Ficou tão linda que resolveu não vendê-la. Deu-lhe o nome de Matrioska. Todos os dias conversava com ela. Um dia ele disse: Bom dia Matrioska! e ela lhe respondeu: Bom dia Serguei!. Percebeu que depois de algum tempo a Matrioska estava triste e perguntou-lhe o que a deixava assim. Matrioska respondeu que queria ser mãe porque todas as mulheres tinham uma filha ou um filho.
Serguei lhe disse: posso te dar uma filha, mas para isso vou ter que te abrir. Ela lhe respondeu: Na vida, as coisas importantes requerem algum sacrifício. Dessa forma ele entalhou outra boneca menor e a colocou dentro da Matrioska. Ela se chamou Trioska. Trioska também com seu instinto materno, queria uma filha. Assim ele criou a Oska e a colocou dentro da Trioska. Oska, por sua vez, queria também, mas ele criou o Ka. Como o Ka era menino, não teria que fazer mais bonecas.
Essas bonecas são artesanais e uma mais linda do que a outra. O valor depende da pintura, do acabamento e principalmente da delicadeza. Ganhei uma Matrioska linda e para a minha surpresa, não havia Trioska, Oska e nem o Ka. Dentro dela havia uma deliciosa garrafinha de Vodka.
Se quiser saber um pouco sobre a vodka acesse: blogmiaira2:degustação de vodka
Se quiser conhecer o roteiro do trem transiberiano acesse: blogmiaira:trem transiberiano- roteirodeviagem