Um passeio de 1 dia que achei bastante interessante e barato é o banho de lama na cratera do vulcão El Totumo. O tour custa COP 42.000,00 (pesos colombianos) que corresponde a aproximadamente R$ 55,00. Está incluso transporte, entrada no local e almoço. É um vulcão inativo, localizado numa comunidade de nativos, distante 50 km de Cartagena, cheia de lama que dizem ser curativa. Tem um cheiro forte de enxofre, textura muito densa que é impossível afundar. Dizem que cura várias doenças de pele, bom para artrite e rejuvenesce 10 anos rsrsrsr... Essa comunidade vive desse turismo e vários indivíduos nos ajudam de uma forma ou de outra e para isso recebem gorjeta de U$ 2,00 cada um. É quase um ritual e vale a pena pagar pelo serviço deles.
É um vulcão de 20 mts de altura, onde os moradores construíram duas escadas, uma para subir e outra para descer.
Antes de subir tiramos os anéis, brincos, relógio e deixamos os chinelos nos pés da escada. Lá na entrada da cratera deixamos a câmera fotográfica com outro auxiliar para nos fotografar....
A lama estava bem baixa, mas dizem que tem épocas que ela fica cheia até a boca. A escadinha de descer não tem barro e não tem perigo de escorregar. Lá em baixo, na lama, outro auxiliar nos deixa deitados e faz massagem (muito bom) A lama é tão densa que não há meio de afundar o corpo.
A lama é morna e muito fininha.... Mas para subir a escada com o corpo cheio de lama, é muito difícil porque escorrega muito.
Já fora da lama, outro auxiliar nos ajuda a remover o excesso de lama do corpo... Descendo a montanha, outro individuo nos entrega o chinelo e uma senhora nos conduz ao banho de rio.
descendo pela ruazinha, chegamos ao rio, tiramos os chinelos e mal dá tempo de entrar na água a auxilar me tira a parte superior do biquini para lavar. Com uma caneca grande me lava a cabeça, as costas e me devolve o biquini lavado. Novamente, dá sinal para eu tirar a calcinha, lava e devolve para eu vesti-la. Ao meu lado, uma outra senhora dá banho no meu marido e sem nenhuma cerimônia pede para ele também tirar a sunga, lava e a devolve. Muito bom porque é impossível tirar toda a lama sozinhos. Após o banho retornarmos para o quiosque onde deixamos nossas toalhas. E um a um vem chegando os auxiliares para cobrar os serviços prestados. Ao todo foram U$ 6,00. Se voce não quiser o serviço deles é só dizer não, mas o ritual vale a pena.
Totumo é o nome dessa fruta enorme que parece um grapefruit, mas não é comestível. Quando madura e seca eles usam para a fabricação de vasilhas e colheres....
De volta para Cartagena, um calor insuportável, uma sorveteria só de picolés de frutas locais, parece uma visão. Não dá pra resistir...delicioso.