O Triângulo Dourado fica as margens do Rio Mekong, onde fazem fronteira a Tailândia, Mianmar (antiga Birmânia) e o Laos. Aqui ocorria o maior comércio de drogas, que eram trocadas por ouro. O ópio é um suco espesso, apresenta um cheiro característico e desagradável, sabor amargo e cor acastanhada, extraído dos frutos imaturos de várias espécies de papoulas soníferas. É utilizado como narcótico e como analgésico em medicina. Os principais alcalóides do ópio são: morfina, codeína, papaverina e etc. O cultivo da papoula para uso em laboratório farmacêutico é legal. Mas, há o cultivo ilegal para extração do ópio e da heroína.
Na Tailândia, o cultivo é ilegal desde 1959. Porém, ainda há plantações no norte e muitas tribos da montanha são dependentes físico. As drogas vêm principalmente de Mianmar e dizem que o maior traficante local ainda está vivo, tem 85 anos.
A Birmânia passou a se chamar Mianmar há 20 anos. Tem 56 milhões de habitantes e vivem no regime militar. Muitos birmaneses trabalham em Chiang Rai, a última cidade ao norte. Recebem permissão para atravessar a fronteira, mas têm horário para voltar. As mulheres tem a pele mais escuras que as tailandesas e costumam usar um cosmético no rosto, denominado pó de tanahá.
A Birmânia invadiu a Tailândia 40 vezes. Muitas vezes obrigava os tailandeses a mudar a sua capital. O general birmanes morreu em Lampang.
Nesta região, em Doi Thung, visitamos o Wat Phra That Doi Thung com um grande Buda Dourado. Depois seguimos para visitar o Hall of Opium, onde há variados cachimbos usados para o consumo da droga e toda a história.
Há muito tempo atrás uma velha senhora morreu de velhice. antes de morrer ela pediu para ser enterrada num cruzamento. Após o seu enterro, duas plantas de tabaco apareceram sobre o seu túmulo, na região do torax e uma planta de opio na região do quadril. Quando viram aquelas estranhas plantas, experimentaram. Preferiram mais o tabaco do que o opio. Começaram a plantar e fumar. A preferencia é porque planta do tabaco nasceu na região do peito da mulher,
Nenhum comentário:
Postar um comentário