NHÁ CHICA
Na cidade de Baependi, localizada a 330 km de São Paulo, viveu Nhá Chica.
Francisca de Paula de Jesus, nasceu em São João Del Rei em 1810. Filha de escrava, veio para Baependi, com sua mãe e irmão, em 1818. Dois anos depois as duas crianças ficaram órfãs e entregues à proteção de Nossa Senhora da Conceição. Nhá Chica como era chamada, viveu a vida inteira se dedicando a fé e a caridade. Era analfabeta e ficava feliz aquando alguém lia a bíblia para ela. Era grande devota de Nossa Senhora da Conceição, rezava com muita fé e tudo conseguia. Uma pessoa muito respeitada, recebia e aconselhava a todos, em sua humilde residência: doutores, políticos, conselheiros do império...gente de todas as classes. Havia um médico cirurgião, que antes de realizar uma cirurgia, pedia a Nhá Chica para rezar e dar tudo certo. Assim como comerciantes antes de fechar negócios, pediam o seu conselho. Já era conhecida como a Santa de Baependi.
Quando seu irmão faleceu, deixou toda a herança para ela. Mas ela continuou a viver da mesma maneira, humildemente. Morreu aos 87 anos e está sepultada no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. O sepultamento demorou 4 dias, e nesses dias ela exalava um cheiro muito forte de rosas. Esse mesmo cheiro foi sentido 103 anos após a sua morte, quando começou o processo da beatificação.
Muitos foram os milagres realizados em vida e pós mortem. A casinha onde ela morou, é hoje um pequeno museu, com um número enorme de fotos e agradecimentos. Aproximadamente, 20.000 graças obtidas por intercessão de Nhá Chica.
É um local de peregrinação de pessoas vindas de todas as partes, inclusive do exterior. No Santuário conheci uma senhora que obteve um milagre para o filho. O nenê estava passando mal, estava numa ambulância e, a caminho do hospital em São Lourenço, teve 2 paradas cardíacas. Ela pediu muito para Nha Chica ajudá-la a chegar ao hospital. Hoje o menino está com 18 anos e sem nenhuma seqüela.
A beatificação foi decretada por Bento XVI em 28 de junho de 2012 e a cerimônia oficial aqui no Brasil foi em 04 de maio de 2013, na presença de entidades religiosas do Vaticano, do Brasil e políticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário