Após o café da manhã, saímos com a mala (15 kilos no máximo), compramos um ticket de ônibus para o aeroporto na banca de jornal (6 euros). Nesse ônibus, que é de linha também, há um espaço para a colocação de malas. Compramos o bilhete aéreo ida e volta para Veneza, mais uma semana de aluguel de carro por 540,00 euros, bem mais barato do que tomar o trem. Chegamos no sul da Croácia em Dubrovnik. O centro antigo medieval é totalmente murado, construído em cima dos penhascos, que defendeu a cidade por muitas vezes. A visita é obrigatória porque é muito lindo.
Em 925, o primeiro rei croata foi coroado, o duque Tonislau. Esse reinado durou até o século XI qdo morreu o último rei dos croatas, que passaram a ser governados pelos reis húngaros.
Com a queda do império romano, os turcos otomanos invadiram também as terras croatas, que passaram a fazer fronteiras entre o mundo mulçumano e cristão, devido a localização geográfica (ao norte nas mãos dos cristãos e ao sul nas mãos do otomanos). Sempre foi uma região de muitos conflitos étnicos, religiosos, politícos...O território já foi povoado por ilírios, celtas, romanos, hunos, ostrogodos, turcos....sérvios, croatas, judeus... Em 6 de abril de 1941, a Alemanha nazista invadiu a Croácia e o fascista Ante Pavelic, tornou-se lider do Estado. Sob suas ordens, centenas de milhares de sérvios, judeus, ciganos e croatas não alinhados ao regime foram exterminados em campos de concentração. Esse fato gerou o ódio histórico dos sérvios que são cristãos ortodoxos, massacrados pelos croatas cristãos católicos. Até hoje os croatas são acusados de nazistas por grande parte da população da ex-Yugoslavia. No final da guerra mundial o general Tito derrotou e expulsou os invasores nazistas. Em 1992, o país foi reconhecido como país independente e em 1995 recuperou todo o seu território perdido numa intervenção militar bem sucedida.
Hoje a Croácia é o destino dos turistas europeus, orientais e americanos.....vale a pena visitar também Split, Zadar, Trogir, Zagreb e Plitvicka jezera. Uma semana foi suficiente para conhecer todas essas cidades maravilhosas......
No dia seguinte, pegamos o carro cedinho e seguimos viagem para Split....sempre com o GPS, porque é impossivel se localizar aqui, principalmente proximo ao centro, onde as ruas são estreitissímas.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário