A GRANDE MURALHA DA CHINA
O inicio da construção da muralha da China data de 770-475 a.C e prosseguiu nos dominios posteriores. Durante muitos anos a China teve sete reinos independentes: Chu, Qi, Wei, Han, Yan, Qin e Zhao que para se protegerem de invasões vizinhas cada reino construiu sua propria muralha em terrenos de difícil acesso.
A grande muralha da China começou a ser erguida por ordem do primeiro imperador chinês Qin Shi Huangdi em 220 a.C., para impedir as invasões de bárbaros, principalmente, na região norte. Ele foi o responsável pela unificação da China , politica e geografica, visto que, anteriormente ela era formada por vários reinos fortificados. Ele aproveitou as várias fortificações , unindo-as numa extensão de aproximadamente 3 mil kilometros. Com a morte do imperador Qin Shi em 210 a.C que não deixou herdeiros ( parece que um filho morreu jovem e o outro se suicidou), a China entrou num periodo de agitações e de revoltas durante o qual a construção da grande muralha ficou parada. Com a ascensão da dinastia Han a construção foi reiniciada e continuou ao longo de várias dinastias chegando o seu explendor na dinastia Ming , por volta do seculo XV qdo adquiriu as atuais feicões e 7 mil kilometros de extensão. No inicio era construido por grandes blocos de pedra e argamassa de barro , e já no periodo Ming era feito por tijolos mais resistentes, feitos de barro aquecido a 1150° e a argamassa feita de barro e farinha de arroz.
A mão de obra utilizada foi imensa desde camponeses no inicio e depois por escravos e prisioneiros de guerra. Durante a obra muitos morreram de exaustao, doenças, inanição e seus corpos foram acrescentados ao entulho e aos vazios da obra como forma mais rápida de se desembaraçar deles.
A partir de 1664 quando o territorio chinês se expandiu para o Norte, a muralha perdeu a sua função e por ordem do imperador Kangxi em 1667 , a construção parou definitivamente.
Há três entradas atualmente que dá acesso a visitação. Localizada a 80 km de Pequim está a entrada da Muralha de Badaling , a parte mais cheia de turistas, mas é imperdível a visitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário